logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Títulos de Cidadania Sergipana são concedidos à arquitetos, educadora e militante do movimento negro

Títulos de Cidadania Sergipana são concedidos à arquitetos, educadora e militante do movimento negro

Nesta segunda-feira (4) foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) a Sessão Especial de entrega de Título de Cidadania Sergipana ao arquiteto e urbanista Ricardo Soares Mascarello, à militante do Movimento Negro Unificado Wanessa Fortes Batista, à arquiteta e urbanista Heloisa Diniz de Resende e à educadora Patrícia Rosalba Salvador Moura.

A Sessão Especial foi marcada pela emoção e foi acompanhada por amigos e familiares dos homenageados. De autoria da deputada Linda Brasil (PSOL)  a Sessão Especial foi realizada no Plenário Pedro Barreto de Andrade teve como objetivo homenagear às personalidades que praticaram atos relevantes e de interesse social em favor da população.

“Estou muito feliz por poder entregar os títulos a três mulheres tão fortes e que tem uma trajetória linda em nosso estado. Que tem história de luta e resistência ligadas a academia, pesquisas sobre gêneros, e também sobre sobre arquitetura e urbanismo, além de ações voltadas ao movimento negro. E também temos o professor Ricardo Mascarello que tem participação do plano diretor” ,destacou Linda Brasil.

Homenageados

A deputada Linda Brasil é autora dos títulos de Cidadania Sergipana

Patrícia Rosalba natural Garanhus (PE) é Professora da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Xique-Xique: grupo de pesquisa em Gênero e Sexualidade. Publicou vários livros e artigos científicos abordando temas como violência de gênero, sexualidades, turismo LGBTQIA+, relações de poder, meio ambiente e ruralidades.
“Hoje é o dia que coroa todo acolhimento que recebo em Sergipe através de todo o trabalho desenvolvido aqui com as temáticas de direitos humanos, violência de gênero e LGBTQIA+”, declarou.

Wanessa Fortes natural Coronel Jovinciano (MG) é Militante MNU em Sergipe, participa da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, da Rede de mulheres pretas de Sergipe. Além disso, atua na Frente Sergipana Pelo Desencarceramento. Wanessa Fortes compõe a coordenação estadual do Movimento Negro Unificado e do Coletivo N’ATIVA/MNDH – integrante da coordenação Nacional dos Direitos Humanos, com ações voltadas para LGBTQIANP+ Negros/as.

“Sergipe é um estado pequeno em território, mas tão grande em acolhimento e cultura. Sergipe foi um estado onde eu pude desenvolver minhas potencialidades e me reencontrar. O sentimento hoje de ser cidadã sergipana é de gratidão”, falou Wanessa Fortes.

Heloísa Rezende natural de São Paulo (SP) é Graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Políticas Públicas e Habitação de Interesse Social (HIS). Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação (Área de Concentração HABITAT- Linha de Pesquisa Participação Social e Políticas Públicas. A Produção e Gestão do Habitat, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, além de ter experiência em Gestão Pública e Assessoria Técnica, e na docência com Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Foi presidenta do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe – CAU/SE.

“Estou em Sergipe há 7 anos anos e estou muito emocionada com a homenagem. Estar aqui é um reconhecimento do trabalho que venho desempenhando. Na minha gestão do sindicato da categoria buscamos que a profissão de arquiteto fosse mais democrática e que chegasse cada vez mais aos sergipanos”, observou Heloísa Rezende.

Ricardo Soares Mascarello natural de Porto Alegre (RS) é Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS, Mestre em Engenharia Civil na área de Edificações e Comunidades Sustentáveis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Especialista em Fundamentos do Projeto Arquitetônico pela UNIRITER/RS, Especialização em Gestão Universitária pela UNIVATES/RS e Curso de Arquitectura del Ambiente. Foi Consultor BID – Banco Internacional de Desenvolvimento, da revisão do Plano Diretor e Desenvolvimento Urbano de Aracaju. Foi representante de Sergipe no Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (2021 -2023 e 2024 -2026).

“É uma felicidade poder contribuir com o meu trabalho para o fortalecimento da sociedade sergipana e fortalecimento do estado”, afirmou Ricardo Mascarello.

Presenças

Também participaram da Sessão Especial o deputado Georgeo Passos (Cidadania) e o reitor da Universidade Federal de Sergipe Valter Juviniano.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo