Após o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD), anunciar a constituição de uma Frente Parlamentar Estadual em Defesa e Retomada da Petrobras no Estado de Sergipe – com o objetivo de defender os interesses estratégicos do Estado no setor de petróleo, gás e energia renovável – os deputados estaduais aplaudiram a iniciativa e avaliaram atitude como assertiva e relevante.
No plenário da Alese (e até em manifestação realizada pelas Centrais Sindicais nesta última sexta-feira, 1º), os deputados da situação e da oposição do Poder Legislativo se uniram em favor da volta das atividades da Petrobras em Sergipe.
“Foi uma medida assertiva do presidente Jeferson Andrade. No meu mandato anterior, pautei muito essa questão da Petrobras, fiz vários pronunciamentos quando já havia esse esvaziamento da estatal no Estado. A Petrobras é muito importante para Sergipe. Essa Casa deve mobilizar a sociedade e buscar ações que venham ajudar no retorno da Petrobras ao nosso estado”, declarou o deputado Luciano Pimentel.
O deputado Chico dos Correios defende a volta da estatal para Sergipe como economia essencial para o Estado. “Foi criada em 1953 para extrair o Petróleo e produzir, agregar valor a esse produto tão importante. Sergipe perdeu essa referência, transferiu-se tudo para a Bahia e está na hora de voltar para cá, para gerar emprego e renda, e até melhorar os preços dos combustíveis dentro do Estado. A Frente Parlamentar vai trabalhar política pública e garantir o desenvolvimento de Sergipe”, observa.
Para o deputado Adailton Martins, a saída da Petrobras do Estado de Sergipe deixou impactos negativos na economia do Estado. Presente no ato tocado pelas Centrais Sindicais, o deputado ressaltou a importância da estatal para o Brasil e para Sergipe. “A Alese abraçou a ideia de trazer a Petrobras de volta para Aracaju, o Estado cresceu com a Petrobras. Precisamos trazer a Petrobras de volta e reconstruí-la, pois ela foi destruída”, avaliou.
“Precisamos trazer a nossa Petrobras de volta, ela nunca deveria ter saído de Sergipe. A estatal traz importante dividendos financeiros para todo o Estado de Sergipe”, defendeu o deputado Luciano Bispo.
A deputada Linda Brasil, que é a líder da oposição na Alese, classificou a constituição da Frente Parlamentar como necessária e imprescindível. Além de receber, na Alese, os integrantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade, ela participou do ato em frente à antiga sede da Petrobras em Aracaju. “Na Alese vamos instalar a Frente Parlamentar em defesa e fortalecimento da Petrobras em Sergipe. O objetivo é contribuir com esse debate do retorno dos serviços da estatal em Sergipe, pois quem está perdendo é o povo, os municípios, e a toda a sociedade que direta ou indiretamente se beneficia com esse trabalho da Petrobras.
Para o presidente do Poder Legislativo, deputado Jeferson Andrade, a instalação da Frente Parlamentar é essencial “por construir uma agenda permanente para discutir o desenvolvimento econômico e social de Sergipe a partir da retomada dos investimentos das Petrobras no Estado, especialmente no setor de petróleo, gás e transição energética”, disse.