Durante a sessão plenária desta terça-feira (6) a deputada Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para agradecer e também prestar homenagens ao pai dela Apolinário José dos Santos, conhecido como “Seo Apolinário”. Ele faleceu no último domingo, dia 4, aos 83 anos.
Antes de iniciar o pronunciamento, a deputada Linda Brasil pediu um minuto de silêncio como demonstração de respeito e carinho ao “Seo Apolinário”. Em seguida, a parlamentar destacou pontos da vida política de Apolinário José dos Santos.
“Meu pai era agricultor analfabeto e de uma época onde políticos nesta condição de baixa ou nenhuma escolaridade podiam assumir cargos públicos. Ele foi vice-prefeito na cidade de Santa Rosa de Lima na década de 1980. Ele é muito querido pelo povo principalmente dos povoados Canabrava, Areias, Lagoa do Caran”, destacou a deputada Linda Brasil.
A parlamentar falou sobre as homenagens recebidas. “Nunca vi um sepultamento com tantas pessoas que foram fazer homenagens para este homem corajoso que começou a trabalhar na roça com 12 anos de idade. E foi considerado um melhores vaqueiros da região”, afirmou.
A deputada Linda Brasil também enfatizou que apesar da pouca escolaridade, era considerado uma pessoa muito sábia e que cultivava em si a cultura do respeito “Ele é um exemplo pra mim que sou militante da causa LGBTQIA+ e como pai ensinou a respeitar os filhos, como ele realmente são, se sentindo bem e feliz”, declarou.
Balanço do mandato e liderança da oposição
A parlamentar também fez um balanço do seu mandato no ano de 2023. “Iniciamos mais um ano legislativo com a certeza de termos cumprido em 2023 nossa tarefa em defesa das cidadãs e dos cidadãos sergipanos. Na última sexta-feira, dia 02, tivemos a alegria de ter dois projetos de lei sancionados: a Lei 9.393 que permite a presença de doulas durante o período de trabalho de pré-parto até o parto imediato em hospitais públicos e privados e a Lei 9.404 que institui o Abril Verde e o Selo de Combate ao Racismo Religioso e a Intolerância Religiosa”, disse.
Linda falou que começa o ano de 2024 com um desafio adicional. “Assumo agora a honrosa liderança da oposição na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Ciente do peso dessa posição, buscarei imprimir uma atuação coesa em prol do pleno desenvolvimento social e econômico do estado, tendo como compromisso inalienável bem estar do povo sergipano, razão da existência deste e dos demais poderes”, pontua.
Foto: Jadilson Simões/ Agência Alese