logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei aprovada na Alese estimula Turismo religioso em Sergipe

Com um movimento crescente do número de pessoas envolvidas, o turismo religioso já é considerado uma forte fonte de geração de emprego e renda nas cidades onde é praticado. Ele contribui no aquecimento da economia local, e ainda, auxilia no fortalecimento de aspectos socioculturais de uma região.

O turismo religioso é atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participarem de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico-religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.

No Brasil, as regiões históricas de Minas Gerais (Mariana, Tiradentes e Ouro Preto), Aparecida do Norte em São Paulo e Salvador na Bahia são regiões onde o turismo religioso é muito forte.

Turismo Religioso em Sergipe

Em Sergipe, Lei N° 8.357/2017 dispõe sobre a instituição de diretrizes para o turismo religioso. O regulamento tem como meta entende-se as atividades turísticas, englobando locais, estruturas e eventos, associados ou decorrentes à prática religiosa, de religiões institucionalizadas.

Na Lei está prevista, a promoção do turismo religioso em todos os tipos de mídia, visando inserir o estado do Sergipe nos roteiros turísticos nacionais e internacionais; disponibilização de informações sobre a oferta turística e sobre a demanda do Turismo Religioso; promoção de cursos, seminários e encontros voltados para a discussão e aperfeiçoamento das ações turísticas de interesse do Estado; estímulo à criação, à consolidação e à difusão dos produtos e destinos turísticos religiosos; preservação da identidade cultural das comunidades e populações tradicionais eventualmente afetadas pela atividade turística religiosa.

A tradicional Peregrinação Divina Pastora, a romaria de Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão, e os caminhos de Santa Dulce dos Pobres estão entre as principais ações voltadas ao turismo religioso em Sergipe. O santuário São Judas Tadeu, em Aracaju, e a igreja matriz de Nossa Senhora do Socorro também são pontos visitados pelos peregrinos.

Como forma de estimular o turismo religioso, os deputados e deputadas estaduais promoveram em 2017, uma audiência pública  sobre a instituição de diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe.

Foto: Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo