Contribuir na construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas para a agropecuária e questões ambientais, sustentabilidade e qualidade de vida. Este é o objetivo da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).
Nela, são debatidos assuntos voltados para o desenvolvimento socio-cultural, sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem e proteção valorização dos ecossistemas sergipanos, à exemplo da: Mata Atlântica, manguezais, caatinga, entre outros.
Atualmente, compõem a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente os deputados: Carminha Paiva (Republicanos); Cristiano Cavalcante (União Brasil); Garibalde Mendonça (PDT); Luizão Donatrampi (União Brasil); Ibrain de Valmir (PV). A comissão é presidida pelo deputado Neto Batalha (PP) e tem como vice, o parlamentar Chico do Correio (PT).
Ações em 2023
De acordo com o presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Alese o deputado Neto Batalha, a busca por melhorias para o setor do agronegócio em Sergipe foi um dos grandes objetivos em 2023.
“Fomos procurados pela diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e prontamente, recebemos os gestores e realizamos uma Audiência Pública com o objetivo de explicar aos deputados e a sociedade civil sobre os projetos e tecnologias desenvolvidos pelo órgão na área da agricultura. Por meio deste encontro foi possível obter esclarecimentos e tirar dúvidas para que possamos cada vez mais fazer esse elo e contribuir com o segmento local”, destacou o parlamentar Neto Batalha.
Na oportunidade, também foram debatidas as seguintes temáticas: cadeias produtivas do milho, citros, mandioca, coco, mangaba, grãos e aquicultura; Desenvolvimento e oferta de tecnologias prontas ao produtor sergipano, contribuindo de forma efetiva para a superação de gargalos nos sistemas de produção e o Desenvolvimento sustentável no setor agrícola do Estado.
A preservação do meio ambiente (fauna e flora) em meio ao crescimento populacional, benefícios para população e outro assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável também foram assuntos discutidos na comissão em 2023.
Foto de Capa: Embrapa