O deputado Manuel Marcos (PSD) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira (13) para destacar o Dia Nacional do Forró celebrado, hoje. A data faz referência ao aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, grande representante do gênero musical.
O dia Nacional do Forró foi decretado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República, pela Lei Nº 11.176, de 6 de setembro de 2005. Em Sergipe, a Lei Estadual N ° 8.587/2019 declara o “Forró” Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe.
“Quando pequeno, eu ouvia Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro e ficava impressionado como eles criavam aquelas músicas. Isso sempre me chamou muito a atenção. Este gênero musical criado nas Cortes Europeias ultrapassou barreiras e se tornou uma cultura forte e sempre presente no cotidiano dos brasileiros”, declarou o parlamentar Manuel Marcos.
Histórico
O forró surgiu no Brasil em 1930, no nordeste brasileiro e se tornou popular em meados dos anos 1950. O gênero musical foi impulsionado pela criatividade do poeta, compositor e cantor Luiz Gonzaga, que nasceu em 1912 e faleceu em 1989. O artista apresentava o forró por meio de três instrumentos: sanfona, zabumba e triângulo.
Apesar da popularidade alcançada na região Nordeste, o ritmo o conseguiu, ainda mais sucesso, quando foi difundido para outras regiões do Brasil com a migração nordestina para outros estados do país, nas décadas de 1960 e 1970.
Luiz Gonzaga
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Ele foi o responsável pela popularização dos ritmos nordestinos que compõe o forró por todo o Brasil, como o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e pé-de-serra.
.Foto: Jadilson Simões/ Agência de Notícias Alese