Deputada destaca manifestação contra a privatização dos serviços públicos em Sergipe

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) para destacar a manifestação contra as privatizações dos serviços públicos. O ato ocorreu nesta terça-feira (31) na praça Fausto Cardoso, em Aracaju, e envolveu os servidores da saúde e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Para a deputada, é importante continuar a luta contra a privatização da Deso, da Saúde e de outros serviços. “Na oportunidade, os servidores estão alertando sobre as tentativas de privatização e exigindo concurso público e dizendo ‘não’ as Organizações Sociais. Houve um PL aprovado na Alese que hoje é a Lei N 9.938/2023 que pretende privatizar setores importantes como: saúde, saneamento básico, educação entre outros”, declarou a parlamentar Linda Brasil.

Instalação UFS em Estância

Outro assunto abordado pela deputada Linda Brasil foi a instalação de um Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Estância. A parlamentar participou na segunda-feira (30) de uma audiência pública organizada pela Câmara de Vereadores do município. A ação ocorreu no empreendimento que abrigará a universidade.

“Com a chegada da UFS em Estância vamos fortalecer áreas muito importantes para aquela região. Além disso, vai fortalecer a educação em nosso Estado. Já que muitos sergipanos acabam perdendo as vagas para estudantes de outros estados. Com a instalação da UFS será possível a ampliação de vagas e muitos destes estudantes serão beneficiados e poderão estudar no curso ,em suas regiões de origem”, ressaltou.

Parque de Vaquejadas e Direitos dos Animais

A parlamentar Linda Brasil também repercutiu informações do Instituto dos Direitos dos Animais (ISLA), e lamentou o anúncio do Governo de Sergipe relacionado a construção de Parque de Vaquejadas.  “As defensoras e defensores dos Direitos dos Animais questionam a prioridade em um estado que não tem um hospital público veterinário. Inclusive, eu fiz essa demanda à superintendente da Causa Animal em Sergipe, Kitty Lima. São centenas de defensores que fazem o trabalho que o estado não faz, por falta de uma política pública eficaz de proteção dos animais”, declarou a deputada.

Regulamentação Aborto
A Sessão Especial para tratar sobre a regulamentação do aborto ocorrida nesta segunda-feira (30) também foi citada por Linda Brasil. O evento discutiu a Arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 442, que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A propositura foi do deputado Luciano Pimentel ( PP).

“Não somos a favor que a mulher negra, pobre e de periferia, e que fazem o aborto não seja responsabilizada; e por negligência de alguns homens que não assumem a responsabilidade. Quando discutimos a questão do aborto a gente não quer que nenhuma mulher seja pressionada a cometer este ato, que muitas vezes é no desespero. Países que descriminalizaram o aborto e passaram a oferecer uma rede apoio, teve o índice de aborto diminuído”, enfatizou.