logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Linda reforça apoio às lutas traçadas por médicos e professores em Sergipe

Por Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) discursou na manhã desta quarta-feira (18), sobre a luta sindical desenvolvida na menor unidade federativa do país por profissionais da medicina e da educação. Os votos de felicitações e solidariedade foram proferidos durante as sessões do Pequeno e Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). No primeiro momento a parlamentar enalteceu o Dia do Médico, comemorado neste 18 de outubro, bem como destacou a posse da nova diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), ocorrida no início da manhã de hoje, em Aracaju.

“Neste dia tão especial, e que tenho um carinho e respeito grande por parte dos médicos e médicas, não poderia vir para Assembleia sem antes prestigiar a solenidade de posse dos novos dirigentes sindicais, como também dar um abraço nesta classe trabalhadora que é responsável por cuidar da nossa saúde quando mais necessitamos. Tenho certeza que a nova direção do Sindimed seguirá no rumo da busca por valorização dos trabalhadores e do serviço que é prestado para toda a sociedade. Costumo dizer que cuidar da saúde das pessoas é uma arte que merece todos os reconhecimentos públicos”, destacou Linda.

No decorrer do respectivo discurso a deputada parabenizou todos profissionais da medicina em nome do presidente sindical, José Helton Silva Monteiro, e das diretoras: Lina Oliveira de Carvalho, Andreza de Almeida Acioli, Gilmara Carvalho Batista, e Teresa Cristina Wiltsire Menezes Lisboa. As eleições aconteceram no mês de setembro, entre os dias 12 e 13 . O pleito, que teve chapa única denominada: ‘Tecendo a Manhã’, apresentou em sua composição a junção de membros da última diretoria com novos dirigentes. No Pequeno Expediente Linda Brasil destacou também o Dia da Soberania Alimentar, comemorado na última segunda-feira (16).

Para a deputada, reconhecer a luta dos trabalhadores rurais, é compreender na prática a busca incansável por uma vida mais saudável por parte dos consumidores que optam por alimentos produzidos em acampamentos sem adição de agrotóxicos. “Desejo sorte e garra para os novos dirigentes, e saibam que pode contar com esta deputada durante o processo de luta por avanços. Aos médicos e médicas, sobretudo do nosso estado de Sergipe, meus parabéns por esta data. Estendo as felicitações também para todos e todas que trabalham na produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos. Na última segunda foi comemorado o Dia da Soberania Alimentar, e as famílias acampadas em assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), têm desenvolvido uma atuação exemplar”, destacou a deputada.

Magistério

No segundo momento, ao ser convidada para pronunciamento na sessão do Grande Expediente, Linda Brasil optou por destacar o movimento sindical desenvolvido por profissionais da educação em Sergipe. Ao enaltecer sua disposição em abraçar as lutas traçadas pela categoria, a deputada estadual leu parte da carta pública apresentada esta semana pela direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese). De igual modo apresentado aos médicos, a parlamentar destacou apoio ao magistério que decidiu, durante assembleia geral, exigir do estado a recriação da comissão de negociação visando a retomada da carreira em 2025, e manutenção do estado de assembleia permanente.

“No que diz respeito a retomada da carreira, para ativos e aposentados, a categoria avaliou que a proposta enviada pelo governo de aplicar 6% a 15% na progressão vertical (por níveis) parcelado em dois momentos (em janeiro de 2024 e janeiro de 2025) não deveria ser aceita. Com isso, a contraproposta aprovada, por unanimidade, pelas professoras e professores da ativa e aposentados na assembleia foi de aplicar os percentuais de 6% a 15% integralmente já em janeiro de 2024 e recriar a comissão de negociação para um novo processo de retomada da carreira em 2025. Os professores e as professoras podem contar sempre com o nosso apoio parlamentar”, concluiu a deputada.

Fotos: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo