Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), através de seu presidente, deputado Jeferson Andrade (PSD), deputados e servidores, se solidariza com os familiares e amigos da vereadora de Aracaju, Ângela Maria de Melo, mais conhecida como Professora Ângela Melo (PT). Ela morreu na madrugada desta sexta-feira (6), aos 67 anos. Segundo informou a assessoria da parlamentar, após quatro dias de alta hospitalar, a professora sofreu uma parada cardíaca em casa. Ângela estava internada em um hospital particular da capital desde o dia 6 de julho, para tratamento de uma pneumonia.
Pesar nas Redes Sociais
O presidente do Poder Legislativo, deputado Jeferson Andrade, lamentou a morte da vereadora em suas redes sociais. “A morte da vereadora Ângela Melo entristece Sergipe. Ela foi uma guerreira que fez do sindicato e do partido sua trincheira por justiça social. Uma grande mulher”.
A deputada Drª Lidiane Lucena (Republicanos) escreveu: “Com profundo pesar, lamento o falecimento da professora e vereadora de Aracaju. Peço a Deus que possa confortar a todos os seus familiares e amigos e que Senhora Sant’ana possa acolhê-la com amor em sua passagem”, lamentou.
“Durante entrevista, fui pego de surpresa com a notícia do falecimento da professora Ângela Melo, vereadora de Aracaju.
Aposentada como professora de História, Ângela Melo tinha participação ativa no movimento sindical, chegando a presidir o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (Sintese). Em Aracaju, estava em seu primeiro mandato, sendo membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e da Comissão de Ética da Casa Legislativa. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de familiares, amigos e apoiadores”, escreveu o deputado Cristiano Cavalcante (União).
O deputado Luciano Bispo (PSD) postou: “É com muito pesar que lamentamos o falecimento da professora e vereadora por Aracaju, Ângela Melo, ex-presidente do Sintese. Nossas sinceras condolências à família e aos amigos. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que deixou como legado”.
“A política sergipana está em luto. A vereadora por Aracaju, professora Ângela Melo, faleceu nesta sexta-feira. E neste momento difícil, rogamos a Deus por consolo e força aos familiares da professora”, lamentou o deputado Neto Batalha (PP).
“Recebo, com tristeza, a notícia do falecimento da vereadora de Aracaju, Ângela Melo. Muito conhecida por suas lutas pelas classes, principalmente a dos professores, ela deixa o exemplo de força e um legado de dedicação”, externou o deputado Ibrain de Valmir( PV).
“(…) você é um ser humano incrível, com a energia e coragem de uma guerreira da justiça. Sempre foi incansável na luta pelos direitos da classe trabalhadora, principalmente pela valorização e fortalecimento da educação pública do Estado de Sergipe e na luta a favor dos direitos humanos. Seu legado sempre será lembrado e terá importância para toda sociedade sergipana e aracajuana. Muito obrigada, vereadora e professora Ângela Melo, por tudo que você fez para o nosso povo e para a luta por justiça social em nosso país. Que você esteja num bom lugar ao lado de várias/os, outras/os, lutadoras/es ,pelos direitos e que seja acolhida nos braços de Nossa Senhora Maria Santíssima”, lamentou a deputada Linda Brasil (PSOL).
“Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento da professora Ângela Melo, vereadora pelo município de Aracaju.
Ligada aos movimentos sindicais e sociais, a professora Ângela Melo sempre foi muito posicionada naquilo que acreditava ser melhor para a população. Com certeza deixará um legado de luta na história do estado de Sergipe. Peço a Deus conforto aos amigos, familiares e assessores”, escreveu o deputado Samuel Carvalho (Cidadania).
“Lamentamos profundamente o falecimento da vereadora professora Ângela Melo, uma figura inspiradora e dedicada ao progresso de Aracaju. Sua partida deixa uma lacuna imensurável em nossa comunidade. Que sua memória seja eternamente lembrada como um exemplo de compromisso e luta por uma sociedade mais justa. Nossos sentimentos ao familiares e amigos nesse momento de dor”, lamentou o deputado Marcos Oliveira (PL).
Em nota de pesar, o deputado Adailton Martins (PSD) escreveu: “É com tristeza que recebi a notícia da morte da vereadora por Aracaju, a professora Ângela Melo. Uma mulher íntegra e guerreira que lutou pelos ideais de milhares de jovens e adultos. Além de ter contribuído de forma significativa para a Educação do nosso estado. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”.
Demais deputados do Poder Legislativo postaram card’s nas redes, com imagem da professora Ângela, lamentando a morte da vereadora.
Sepultamento
O corpo da vereadora de Aracaju, Ângela Maria de Melo, está sendo velado na Câmara Municipal de Aracaju (CAM). O sepultamento irá ocorrer às 16h, no Cemitério Colina da Saudade, no Bairro Jabotiana.
Trajetória
Professora Ângela Melo nasceu no município de Nossa Senhora de Lourdes (SE) e foi registrada em Canhoba (SE), mas desde os nove anos, mora em Aracaju. Na Câmara Municipal, recebeu título de cidadã aracajuana em dezembro do ano passado, em 2022.
Ângela concluiu a graduação de História na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e tinha pós-graduação em Arte e História. Atualmente, estava aposentada das salas de aula, atuando apenas como vereadora em seu primeiro mandato.
Sua vida política iniciou na década de 1980 quando se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Já na década seguinte, em 1992, Ângela passou a ser Secretária Geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (SINTESE), tendo Ana Lúcia como presidente e Ananias como Vice.
Anos depois a professora tornou-se presidenta do SINTESE e diretora da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Sergipe. Ela também foi componente do Fórum Nacional de prevenção e Combate ao Trabalho Infantil e integrante da Direção Nacional da CUT.
Em 2018, se candidatou para Deputada Federal, recebendo 13.528, mas foi na eleição seguinte que se elegeu como vereadora, com 1.882 votos.
Como forma de homenagear o trabalho e militância durante esses anos, em dezembro de 2022, a professora Ângela Melo recebeu o título de cidadania aracajuana.
Com informações da Câmara Municipal de Aracaju
Foto: César de Oliveira