Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) recebeu, nesta terça-feira (19), profissionais da área da administração governamental em celebração ao Dia Estadual do Gestor Público, comemorado em 30 de agosto de cada ano, conforme previsto na Lei Nº. 9.086, de 23 de agosto de 2022. No evento de hoje foram realizadas palestras com a participação do presidente do Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública de Sergipe (SINGEPS), Adelaide Monteiro, e o Diretor do SINGEPS, Lucas Pedrosa.
Propositor das palestras, o deputado Adailton Martins (PSD), destacou a importância da profissão para o serviço público. Ele afirmou que um governo só consegue sucesso com gestores trabalhando no dia a dia das prestações do serviço.
“No mundo moderno, nós temos que aceitar que hoje temos que ter gestores públicos devido à importância para administração pública. Nós explanamos para a população em geral a importância do trabalho, nós estamos vendo o Governo dando certo porque justamente tem os gestores públicos competentes ao lado do governador Fábio Mitidieri para conduzir este Estado”, avaliou.
Na concepção da presidente Adelaide Monteiro, é de fundamental importância promover o desenvolvimento dos trabalhos em todos os setores do Governo.
“Atualmente, todos os gestores estão trabalhando com os secretários e isso gera até um pouco de ciúmes porque o segundo escalão quer e não tem gestor governamental para isso porque as secretarias que são mais estratégicas, como a Sead, a secretaria de Governo e a Sefaz, condensam devido à necessidade de as políticas serem mais impactantes, elas concentram mais gestores”, detalhou.
Os gestores ainda atuam na continuação do trabalho, já que os mandatos são temporários, mas os servidores permanecem para fazer com que os serviços sejam prestados sem interrupção. É o que chamam de fazer acontecer.
“Desde o momento de formular a política até colocar para a sociedade em prática a implementação e não é só fazer acontecer, precisa avaliar para ver os resultados, saber se aquela política atingiu realmente o que ela se propôs, se teve aceitabilidade”, explicou. Lucas Pedrosa destacou a necessidade de atualização do serviço público para se enquadrar nas novas tecnologias existentes. Ele falou que o uso das tecnologias é essencial, como já foi visto durante a pandemia causada pelo Novo Coronavírus.
“A tecnologia é uma realidade e vem para ajudar a gente, principalmente no setor público porque facilita a prestação de serviço para o cidadão. Desde a pandemia a gente viu essa facilitação, tanto no âmbito dos estados quanto dos municípios, com diversos serviços públicos sendo prestados a distância, como emissão de documentos, além da saúde e educação digital, que o estado é protagonista. Conseguir oferecer alguns destes serviços de forma digital é algo que traz o benefício para o cidadão porque ele consegue receber esse benefício mesmo a distância quando ele não tem condições de deslocamento, assim como também traz uma redução de custo para o Estado ao mesmo tempo que faz sobrar dinheiro para aplicar em outras áreas que venham a ser necessárias”, declarou.
As palestram ocorreram durante o Grande Expediente da Sessão Plenária.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese