Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
O deputado Chico do Correio (PT), subiu à Tribuna, nesta quinta-feira (31), para falar sobre as dificuldades enfrentadas por moradores do Sertão Sergipano quanto ao abastecimento de água. O parlamentar informou que nesta manhã, minutos antes de iniciar as respectivas atividades nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), visitou a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com a perspectiva de debater ações capazes de ajudar na solução do problema.
O deputado explicou que é preciso planejar as ações para que sejam concluídas corretamente. Chico do Correio destacou ainda que medidas administrativas e operacionais se não foram desenvolvidas da forma correta, e, por este motivo, os contribuintes seguem multiplicando dificuldades agravadas.
“Você não pode simplesmente colocar o tubo e a água não chegar, assim você está criando ainda mais um problema porque depois que a rede é instalada, o Exército e a Defesa Civil não podem atender. Depois que a rede está colocada, pressupõe-se que a água está chegando, se não chega é prejudicial para aquela comunidade em duplicidade, porque não pode mais ser atendido pelos outros órgãos e aí fica a Deso na responsabilidade de disponibilizar carros-pipa para abastecer”, afirmou.
Chico do Correio disse que esta é uma área sensível com um problema crônico. Por este motivo, ele informou que irá destinar os recursos das Emendas Parlamentares para disponibilização para este fim.
“Nós nem sequer começamos o verão e as pessoas já começam a sofrer. Não é admissível que em pleno século XXI, que nós temos água no São Francisco a – distância maior – 80 quilômetros para a cidade do sertão e não é possível que nós não tenhamos uma política voltada com força total para que a gente possa dar condições a essas pessoas de terem no mínimo esse líquido tão precioso para a vida”, acrescentou.
As declarações ocorreram durante o Grande Expediente da Sessão Plenária da Alese.
Foto: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese