Por Júnior Matos/Agência de Notícias Alese
Foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei (PL) 271/2023 de autoria do deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), que institui o Dia Estadual do Pescador Esportivo; a votação ocorreu na manhã desta segunda-feira (26). A data passa a ser celebrada anualmente em 29 de junho.
A pesca esportiva ocorre em variação da pesca recreativa. Esta ação realizada como uma atividade de lazer, sem que dela dependa a subsistência do pescador, consiste em fisgar o peixe, não para consumo ou comércio, mas pelo prazer de pescar. Os peixes são devolvidos com vida ao seu habitat. Após a pesca, em poucos minutos os pescadores pesam, medem e fotografam o peixe antes de devolvê-lo a água.
“Além de ser um hobby, o ato de pescar tem movimentado um mercado milionário. Com o avanço do tempo, a pesca deixou de ser apenas um método de obtenção de alimento, tornando-se um esporte e um estilo de vida para muitos por meio da pesca esportiva”, explicou o deputado Samuel Carvalho. Comum na pesca esportiva, a prática utiliza apenas vara, linha, chumbada, anzol apropriado e isca artificial e/ou natural.
“A pesca esportiva pode ser praticada no mar, rios e lagos utilizando-se iscas naturais ou iscas artificiais, com tração de molinetes ou carretilhas e também pode ser praticada em associações ou clubes especiais para o esporte onde os peixes são criados em lagos artificiais, ou açudes mais conhecidos no Brasil como ‘pesque pague’ ou ‘pesque e solte’, salientou o deputado.
A atividade cresce cada vez mais e no Brasil, e movimenta em média R$ 1 bilhão ao ano, conforme dados apresentados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Foto: Sebrae