Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
Neste mês de maio é celebrada a Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário. A data foi instituída pela Lei Nº. 8.745, de 09 de setembro de 2020, e busca conscientizar a população sobre a doença. A próxima segunda-feira, 8 de maio, é o Dia Mundial contra o Câncer de Ovário.
O objetivo é falar sobre a importância da realização do exame preventivo, além de desenvolver ações e divulgar informações obre os sintomas, causas e as formas de tratamento com o intuito de reduzir suas incidências e estimular ações educativas por parte dos diversos segmentos sociais e instituições públicas que envolvam a prevenção do Câncer de Ovário.
A lei ainda diz que toda pessoa com o diagnóstico deve receber acolhimento humanizado, respeitoso, e ser cuidada em ambiente adequado ao seu tratamento. Entre os sintomas estão desconforto ou dor abdominal, como gases, indigestão, cólicas e inchaço, sensação de empachamento mesmo depois de refeição leve, náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinar, perda ou ganho de peso inexplicável, perda de apetite, sangramento vaginal anormal e cansaço incomum.
O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. Esta é uma doença silenciosa, por isso a necessidade de fazer exames preventivos regularmente, visitando o médico ginecologista com frequência.
Foto: Freepik