Foi destaque na edição do último final de semana (referente aos dias 15 e 16 de abril) do Jornal da Cidade uma matéria em que o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) Jeferson Andrade (PSD) dialogou com o presidente da Ordem dos Advogados seccional Sergipe (OBA/SE), Danniel Costa e com presidente da Comissão de Assuntos Institucionais do órgão, Carlos Augusto Monteiro sobre diversos assuntos. Entre eles, o fortalecimento da Democracia.
Confira na íntegra:
PAUTAS DA ALESE E OAB CONVERGEM NO
FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA
O encontro entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Daniel Costa, na quinta-feira passada, carimbou uma espécie de pacto pelo fortalecimento da democracia, do Estado de Direito e dos direitos humanos. Eles deixaram claro que as pautas da Alese e da OAB/SE são convergentes nesses temas.
“Das pautas que são submetidas ao exame da Ordem, sim, existe convergência. A gente vem tendo uma sintonia muito boa”, admitiu Daniel, após o encontro no gabinete da Presidência da Assembleia.
Essa opinião é corroborada pelo presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB, Carlos Augusto Monteiro, que também participou do encontro: “As pautas da Ordem e da Assembleia são comuns, sempre na defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito e da dignidade da pessoa humana. Como representantes legítimos do povo, os deputados necessitam manter uma relação de parceria e identificação com a Ordem”.
HARMONIA
Daniel Costa acha que a harmonia existente entre Legislativo e Executivo é benéfica para Sergipe. “Essa relação harmônica entre os Poderes valoriza muito a atuação do nosso sistema presidencialista. É aqui dentro da Assembleia que a gente consegue fazer as alterações necessárias para trazer o avanço no desenvolvimento do Estado como um todo”, disse
Na opinião do presidente da OAB/SE, Fábio Mitidieri (PSD) é um governador com ideias modernas. “Ele se mostra muito aberto para avanços quanto à utilização, por exemplo, do capital privado na gestão pública, algo que fora do Brasil e, principalmente, fora de Sergipe já está muito avançado. A gente precisa, de fato, desenvolver esse tipo de situação aqui dentro. E ele se mostra muito entusiasmado com esse modelo”, observou.
Para Carlos Augusto Monteiro, que presidiu a OAB/SE de 2010 a 2015, a política sergipana, como acontece com a Ordem, vive um momento de renovação que é salutar para o Estado. “É um dado extremamente interessante, alvissareiro,positivo, com ideias vanguardistas, com muito gás para dar. Venho verificando, através das palavras e das ações do governador Fábio Mitidieri e também da linha traçada pelo presidente Jeferson Andrade e, naturalmente, pelo presidente Daniel Costa, que quem ganha com a união dessas três forças é o povo sergipano”, afirmou.
No encontro, Jeferson Andrade
disse que a Alese estará sempre interessada no estreitamento da relação com a OAB em Sergipe. “Nossas pautas certamente serão ainda mais elevadas e valorizadas com a contribuição da OAB na discussão, avaliação e até aprovação de projetos que, de alguma forma, tenham a ver com a preservação das instituições democráticas, do Estado de Direito, da justiça e dos direitos sociais”, afirmou.
Foto: Jadilson Simões