Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Durante a sessão plenária desta terça-feira (12) da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) os deputados Georgeo Passos (Cidadania) e Linda Brasil (Psol) destacaram a importância da valorização da Enfermagem e a luta em defesa do pagamento do piso salarial para a categoria, aprovado em 2022. Os parlamentares citaram a manifestação que acontece em frente ao Poder Legislativo de Sergipe e também em diversos estados brasileiros.
“Essa manifestação tem como objetivo chamar a atenção do Governo Federal para que seja colocada em prática a Medida Provisória que dá garantia da fonte de custeio para o pagamento do piso para a Enfermagem. Isso porque, a Lei Federal 14.434/2022 que estabelece o piso salarial para a categoria foi suspensa por uma ação direta de inconstitucionalidade impetrada Confederação Nacional de Saúde, hospitais e unidades de saúde junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro do ano passado”, explicou a deputada Linda Brasil.
A parlamentar entende que a falta de pagamento do piso salarial da Enfermagem é motivada pelos grandes empresários. “ Eles não querem realizar o pagamento do piso salarial. E de nós deputados e deputadas estaduais, a categoria espera apoio para uma causa tão justa por meio da escrita de um documento que será enviado ao STF”, destacou a deputada Linda Brasil.
O deputado Georgeo Passos também manifestou apoio à Enfermagem. “Durante a pandemia da Covid-19, estes profissionais arriscaram suas vidas para salvar muitas outras, dos nossos irmãos sergipanos. Mas, até agora não tiveram a valorização devida”, ressaltou.
O deputado Georgeo falou ainda sobre a situação da Enfermagem em Sergipe. “Alguns estados a exemplo da Paraíba já aprovaram Leis Estaduais também fixando piso. Aqui em Sergipe, a manifestação do secretário de Estado da Saúde é que não se tem a garantia dos recursos. Mas, quando analisamos as receitas do Estado, percebemos que entres os anos de 2021 e 2022 houve um aumento na arrecadação do estado de Sergipe. Então esperamos que neste Governo a Lei do Piso seja cumprida e os profissionais da Enfermagem valorizados”, declarou.
O deputado Garibalde Mendonça (PDT) e Paulo Júnior (PV) também manifestaram apoio à Enfermagem.