Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) para o biênio 2023-2025 tomou, nesta quarta-feira, primeiro de fevereiro, no Palácio da Justiça Tobias Barreto, em Aracaju. Foram empossados os desembargadores Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, como presidente, Gilson Felix dos Santos, como vice-presidente, e Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, como corregedora-geral da Justiça.
Os deputados eleitos e reeleitos estiveram prestigiando o evento. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, esteve presente ao evento. Ele destacou que o trabalho continuará sendo feito com a união dos poderes legislativo e judiciário, como vem ocorrendo.
“Eu tive um bom convívio com os últimos presidentes e agora teremos a nova presidência que fará um grande trabalho e eu tenho certeza de que a Assembleia Legislativa terá uma boa convivência com o Tribunal de Justiça”, afirmou.
O novo presidente do TJSE falou que o trabalho continuará sendo feito. Ele explicou que existe um planejamento do Conselho Nacional de Justiça que se encerrará em três anos e que será seguido pela nova Mesa Diretora.
“Existe um planejamento estratégico do próprio CNJ, de 2021 a 2026, então nós não podemos nos afastar muito dessas imposições administrativas, que são metas a serem cumpridas. Evidentemente, cada presidente tem o seu estilo e o meu estilo pessoal é de praticidade, de rapidez, sem perder a eficácia, então é isso que eu quero trazer. A prioridade é atualização tecnológica, além de julgar mais processos, atendendo assim a celeridade judicial, e desburocratizando o acesso à Justiça”, disse.
A desembargadora Ana Bernadete leite falou que esta será uma administração conjunta e em parceria porque é um objetivo comum, que é o bem do poder judiciário e da sociedade sergipana. Ela pontuou o avanço no TJSE por ter agora uma mulher nesta função.
“Foi uma alegria muito grande a ascensão à desembargadoria e agora mais uma vez, as mulheres estão sendo reconhecidas e eu sinto que também prestigiada agora assumindo a Corregedoria Geral. É uma grande alegria para mim particularmente no exercício de uma função tão nobre, mas principalmente pela representação dela no público feminino”, declarou.
O agora ex-presidente do Tribunal, desembargador Edson Ulisses de Melo, falou sobre seus anos enquanto esteve a frente do TJSE. Ele destacou que vários pontos almejados foram atingidos, garantindo o bom funcionamento.
“Eu estou com sentimento completo e total de dever cumprido, essa nossa gestão foi pontilhada por grandes novidades, com ampliação do diálogo com a sociedade e com grupos vulneráveis, e destaco os benefícios que foram atendidos com todos que integram o corpo funcional e os magistrados. Enfim, encerro com a consciência tranquila”, falou.
O governador Fabio Mitidieri afirmou que continuará existindo a ligação entre os poderes executivo e judiciário de forma institucional. Ele acrescentou que o trabalho realizado pelo novo presidente deverá seguir o mesmo ritmo.
“É um grande nome, muito respeitado, assim como Edson Ulisses que deixa a presidência. A relação institucional entre os poderes executivo e judiciário vai permanecer sendo harmônica como sempre foi”, falou.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese