logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Cantata Alese: espetáculo natalino leva mensagem de paz, amor e esperança

Por Stephanie Macêdo/ Agência de Notícias Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) promoveu na noite desta quinta-feira (22) mais uma edição da ‘Cantata de Natal’. Durante oito anos a Cantata vem conquistando a fidelidade do público. Centenas de pessoas comparecem anualmente para conferir as apresentações que ocorrem sempre na Praça Fausto Cardoso. O presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, é o idealizador da Cantata, e tradicionalmente, desde a primeira edição do evento, em 2015,  prestigia com a sua família, ao lado do público sergipano e de turistas, toda a programação natalina apresentada pela Casa Legislativa. É uma verdadeira noite de encantamentos!

Na 8ª edição da Cantata de Natal da Alese, Luciano Bispo é homenageado por ser o criador do evento durante sua gestão como presidente.

Totalmente familiar, segura e repleta de cores e brilhos da decoração natalina, a praça pública se torna um verdadeiro espetáculo a céu aberto. Neste ano a programação da Cantata de Natal da Alese, um dos maiores concertos natalinos do Estado de Sergipe, foi reforçada por novas participações. Além da tradicional participação do Coral da Alese, o ‘Corales’, que é formado por servidores da Casa, o evento contou também com o Coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e com a Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Sergipe. De forma especial, os coralistas foram contemplados com a participação  de artistas como o cantor Irineu Fontes (voz e violão), e dos instrumentistas Ton Toy (Percussão) e Alegria (Sanfona).

Auto do Natal

Outra atração de encher os olhos e o coração de muita emoção foi a apresentação do ‘Auto do Natal Sergipano’, espetáculo teatral e musical apresentado pela Companhia de Arte da Alese (Cia de Arte). É o quarto ano consecutivo que a peça teatral é apresentada na capital, marcando assim o quarto ano de criação do espetáculo.

Atores da Companhia de Arte

O Auto do Natal já foi apresentado no interior do estado por três anos consecutivos, de 2019 a 2021,  a aceitação do público foi positiva, dezenas de pessoas sairam de suas casas para assistir a apresentação na praça municipal. O evento também contou com a participação especial do cantor e compositor Neu Fontes, acompanhado por Ton Toy e Alegria, e do Corales.  O enredo da peça é apresentado em versão de cordel com uma exibição diferenciada, entrelaçando o nascimento de Jesus com a cultura sergipana. O espetáculo ‘Auto de Natal Sergipano’ foi escrito pelo dramaturgo Euler Lopes, da Cia de Artes. 

O diretor de Comunicação da Alese, Irineu Fontes, que além de gestor do Poder Legislativo tem uma participação direta nas apresentações natalinas da Casa, ressalta que a Alese realiza a festa natalina junto ao público com o objetivo de levar paz e harmonia às famílias.

Presidente da Alese entrega ao publico de Sergipe a 8ª edição da Cantata de Natal da Alese

“Luciano cria  a Cantata  lá no primeiro ano da sua gestão como presidente, na intenção de trazer a Assembleia junto à população para comemorar esse momento tão importante que é o Natal, e para isso reúne orquestras, corais e cantores. E posteriormente,  há quatro anos, ele cria o Auto do Natal, encenado pela Cia de Arte da Alese, peça teatral com música ao vivo. Estamos sempre na Praça Fausto Cardoso, com apresentações nas vésperas de Natal, e agora contamos o apoio da Fecomercio, que montou a estrutura para as  apresentações”, declarou.

Homenagem

Ao final das aplaudidas apresentações, o presidente da Alese foi homenageado em pleno palco, por, na sua gestão frente ao Poder Legislativo, ter se dedicado e não ter medido esforços para que a Cantata de Natal da Alese fosse realizada anualmente. Há oito anos, desde que assumiu a Presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe, a Cantata vem sendo apresentada ao público de Sergipe como forma de compartilhar a fé e o amor, e encher os corações das pessoas de esperança e força.

Na ocasião do evento, Luciano Bispo destacou a importância  da celebração do Natal para a vida das pessoas, especialmente para a vida dos sergipanos. Salienta que o Natal  se transformou em um grande evento e, como tantas outras festas religiosas e tradicionais, é importante ser celebrado. Ele declarou ainda que o espírito natalino renova esperanças e traz sentimentos e valores como a fraternidade, o amor, a compaixão, a solidariedade e a simplicidade.

Diretor de Comunicação da Alese enfatiza importância da celebração natalina pela Casa, que faz oito anos de idealizada

“Esta cantata é muito bem frequentada por famílias, e muito bem vista pelo povo sergipano. O Natal traz a mensagem de amor e de esperança, principalmente agora, quando esse ano nós saímos da pandemia, e antes houve dificuldades em fazer esses eventos. Agora o povo volta às ruas para comemorar o seu Natal com tranquilidade e junto com suas famílias. Eu fico muito feliz por ter realizado, como presidente da Alese, oito anos Cantata da Alese, que é um grande sucesso. É uma atração a mais para o Natal do povo sergipano”, comemora Luciano Bispo.

Público

Turista de São Paulo, Euzelita Cunha Barbosa Bartolomeu, presenciou a programação da Cantata de Natal da Alese e disse ter ficado encantada. “O povo precisa desse momento de paz e alegria que o Natal traz. Tivemos a economia, a pandemia, as perdas pela covid, e essa iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe está de parabéns”, declarou, ressaltando que fez filmagens belíssimas, e que levará para a família conhecer.

A massoterapeuta  Silvana Nascimento, de Aracaju, revela que esteve pela primeira vez na Cantata, considera que o evento é de ser acompanhado por famílias e amigos. “O Natal nos traz esse sentimento de amor, de perdão,  é uma forma de registarmos o nascimento do menino Jesus”.

Turista de São Paulo declara que ficou muito feliz com as apresentações e enaltece iniciativa da Alese

Regente do Coarales, Joel Magalhães destaca a interação dos coralistas e músicos  com a orquestra durante apresentações, e destaca novidades no repertório para esse ano. “Cada ano a Cantata da Alese acresce, com mais instituições participando conosco. Nosso repertório está mais eclético ainda, a orquestra trará canções tradicionais, mais antigas, e também  canções atuais do Grupo Roupa Nova, onde cantaremos todos juntos”, destacou.

A coordenadora da Cia de Arte Alese, Talita Calixto, destaca que a peça expressa a existência do amor, anunciado por Maria e Zé, o pescador.

O auto de Natal conta a história do casal de Maria e José como uma sertaneja e um pescador, sergipanos. Juntos, os dois estão em busca do mar, mas encontram o Rio Sergipe quando Jesus nasce. Entre os personagens estão três palhaços que contam a trama e que se transformam nos três Reis Magos. No lugar de ouro, mirra e incenso, eles presenteiam o menino Jesus com água, lenha e farinha.

O elenco é formado pelas atrizes Talita Calixto, Lidhiane Lima e os atores Felipe Marcarello e Édio Brísio, da Cia de Arte Alese, e ainda com o ator convidado, Audevan Caiçara. Na técnica da Cia de Arte, o damaturgo Euler Lopes. Para a apresentação do natal, a peça contou com a direção artística de Denys Leão.          

 

Fotos: Joel Luiz- Agência Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo