logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Capítulo I Do Estado de Sergipe e seu Território (arts. 1º e 2º)

CAPÍTULO I

DO ESTADO DE SERGIPE E SEU TERRITÓRIO

Art. 1º O Estado de Sergipe, unidade da República Federativa do Brasil, autônomo e constituído sob o regime da democracia representativa, rege-se por esta Constituição e leis que adotar dentro de sua competência e promoverá a defesa da cidadania, da dignidade da pessoa humana, da moralidade, da probidade e eficiência administrativas, dos valores sociais do trabalho, da livre iniciativa, objetivando a construção de uma sociedade democrática, livre, desenvolvida e justa.

§ 1º Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

§ 2º São símbolos do Estado a bandeira, o hino e as armas adotadas à data da promulgação desta Constituição, além de outros que a lei estabelecer.


Art. 2º O território do Estado, constituído por Municípios, compreende o que atualmente se acha sob o seu domínio e jurisdição, o que lhe é assegurado pela tradição, documentos históricos, leis e julgados, não podendo ser alterado senão nos casos previstos pela Constituição Federal.

Parágrafo único. Incluem-se entre os bens do Estado:

I – as águas superficiais ou subterrâneas fluentes, emergentes e em depósito;

II – as ilhas fluviais e lacustres;

III – as terras devolutas, quando não pertencentes à União.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo