Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese
Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, meninos e meninas da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) participaram do ‘Contando Histórias’, projeto idealizado pela Escola do Legislativo Deputado João de Seixas Dória (Elese), da Assembleia Legislativa de Sergipe. O sorriso estampado no rosto de cada criança foi garantido pelo espetáculo que narra a história do casal ‘Mateus e Catirina’, que tem inspiração no Bumba Meu Boi.
Cerca de 40 pessoas – entre crianças, mães e pedagogas -, assistiram a apresentação do artista popular César Leite, que é integrante da Companhia de Teatro da Alese ( Cia de Artes). O artista conta que no folguedo popular, Mateus e Catirina, originários do Bumba Meu Boi, são um casal de escravos de uma fazenda. Ela, grávida, deseja comer a língua o boi do capitão. Com o desejo da esposa, Mateus, mata o boi e tira a língua. “Arrependido, Mateus reza para o boi reviver e o boi revive”, contou César que ressalta que a história narra sobre o amor.
A mãe da pequenina Sophia, dona Luziane Nascimento, conta que ambas se divertiram muito com o conto folclórico. “Nunca tinha participado desse evento, e nós duas gostamos muito”. A pedagoga da Avosos, Jussara Cristina Gomes, revela que as crianças sempre participam do projeto da instituição, denominado ‘Passeio Terapia’, que é uma oportunidade de as crianças irem além das paredes da casa e do ambiente hospitalar em que eles realizam o tratamento. E nesta manhã, foi a vez da criançada da Avosos conhecer o ‘Contando Histórias’.
“Eles gostaram demais, a história de Mateus e Catirina narra o amor, e a Avosos trabalha essa questão do amor, que começou com tia Rute (fundadora da instituição), do amor que ela tinha com as pessoas e que a gente continua. Hoje foi um dia especial, passamos dois anos fora das atividades , e a gente percebe no sorriso das crianças e acompanhantes o quanto gostaram. Hoje foi um dia diferente, saímos da rotina. Não podemos deixar o folclore se acabar, temos que incentivar a Cultura. Esse projeto faz parte da vida da gente e ativa a imaginação das crianças”, declarou.
Contando Histórias
O projeto, que tem como objetivo o estímulo à leitura na educação infantil (6 a 11 anos de idade), ocorre mensalmente, sempre na última quarta-feira do mês, e inclui em sua programação: a contação de histórias, realizada pelos membros da Academia Sergipana de Contadores de História e da Companhia de Artes da Alese.
Na próxima quinta-feira, dia 25 de agosto, o ‘Contando Histórias’ da Escola do Legislativo receberá crianças do Lar Cristo Redentor.
Fotos: Jadilson Simões – Agência Alese