5/5/2022
Por Wênia Bandeira/Alese
A deputada Maria Mendonça (PDT) usou o pequeno expediente, nesta quinta-feira, 5, para comemorar a aprovação na Câmara Federal do Projeto de Lei Nº 2.564/2020, que foi votado ontem, com todos os deputados sergipanos aprovando o texto. O PL fixa o piso salarial nacional dos enfermeiros em R$ 4.750.
“O Brasil ontem ganhou muito com o piso nacional dos enfermeiros. São os enfermeiros, os técnicos e os auxiliares que cuidam dos pacientes e fazem isso com muito respeito e carinho. No momento de mais fragilidade do ser humano, os enfermeiros estão lá para acolher”, falou a parlamentar.
O assunto foi tema de uma Moção de Apelo, de autoria de Maria Mendonça, aprovada também ontem em votação na Assembleia Legislativa de Sergipe. A moção pedia o apoio dos deputados federais de Sergipe para esta causa.
“Parabéns aos enfermeiros pela luta e parabéns a bancada sergipana por ter dito sim e ter acolhido a propositura dessa Casa através de um apelo. Isso fortalece sim o poder legislativo nacional por ter reparado esse grande equivoco ao longo da história”, afirmou.
O deputado Iran Barbosa (Psol) também parabenizou os profissionais pela vitória. Ele explicou que desta forma os trabalhadores conseguirão atuar melhor no atendimento dos pacientes em todo o país.
“Quero me somar a todos os enfermeiros pela conquista do piso salarial, isso é fundamental para garantir valorização profissional para essa parcela de trabalhadores da saúde que são a essência da chegada do serviço de saúde na ponta. Sem eles, não há medicina e não há saúde”, disse.
Ele também citou a aprovação no Senado do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Agora o projeto segue para a sanção presidencial. As declarações ocorreram durante a sessão plenária da Alese.
Foto: Pixabay