Por Stephanie Macêdo- Agência Alese
Na manhã desta quarta-feira, 4 de abril, o deputado Zezinho Sobral (PDT) utilizou a Tribuna do plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe para registrar que apresentou à Casa uma Moção de Apoio, de nº 132/2022, que versa sobre a valorização dos Agentes de Endemia e Agentes Comunitários.
O deputado revelou que apresentação da Moção de Apoio se deu após reunião com os Agentes. Segundo defende que na estrutura de saúde pública montada pelo SUS, os agentes se constituem na porta de acesso aos serviço de saúde.
“São eles que têm a capacidade de identificar às questões, comorbidades e patologias crônicas. Os agentes têm a possibilidade de ofertar o primeiro tratamento, a manutenção regular da medicação, da pressão arterial, diabetes e outras questões relativas. E com isso eles conseguem reduzir o acesso às unidades de saúde e resolver em quase 8o% da Atenção Básica nos encaminhamentos das questões relativas à saúde como todo”, observa o deputado.
Nacional
O parlamentar destacou ainda que há uma PEC em tramitação no Congresso Nacional nesse sentido. “A PEC já passou pela Câmara dos Deputados e agora passará pelo Senado. Nós fizemos essa Moção de Apoio e pedimos a aprovação dos colegas deputados para que se mantenha a valorização dos Agentes de Endemia e Agentes Comunitário, bem como a participação desses profissionais na formulação de políticas públicas”, declarou o deputado.
Foto: Jadilson Simões