logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Poder Legislativo entrega honrarias a Luciano Vieira Nascimento, in memoriam

Por Stephanie Macêdo- Agência Alese

Na homenagem, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, destaca atuação de Luciano Viera para o desenvolvimento econômico do Estado de Sergipe.

Na tarde desta segunda-feira, 02 de maio, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), entregou, em caráter póstumo, a ‘Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar’, ao industrial Luciano Vieira Nascimento. A solenidade ocorreu no gabinete do Poder Legislativo, e contou com a participação de familiares e amigos do homenageado.

Durante a solenidade, o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo enalteceu a vida e o trabalho realizado em Sergipe pelo amigo e empresário Luciano Nascimento. A medalha, a maior condecoração da Casa Legislativa, foi aprovada por unanimidade no ano de 2009, por solicitação do ex-deputado estadual Armado Batalha.

Batalha justificou a entrega da honraria pela Casa ressaltando que o homenageado, in memória, foi responsável pelo desenvolvimento econômico do Estado. Defende que o Estado de Sergipe devia a homenagem, por  destacada atuação do empresário Luciano Vieira na área econômica, social e política.

João Augusto Botto de Barros Nascimento recebe a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, in memoriam de seu pai, o empresário Luciano Vieira Nascimento.

“É uma justa homenagem que o Estado de Sergipe, através da Assembleia Legislativa presta ao Dr. Luciano Vieira Nascimento, que por muitos e muitos anos atuou com muitos serviços prestados ao Estado de Sergipe, seja como presidente da Indústria em Sergipe, seja como presidente da Junta Comercial, na qual ele marcou época, seja como presidente da Emgetis  e pela fundação da Fábrica Cocil  que marcou época levando o produto do Estado de Sergipe além fronteiras. Ele chegou a ser suplente de Senador muitos anos. Enfim, tem uma gama de serviços prestados e o Estado de Sergipe estava devendo esta homenagem a ele, o que agora está sendo corrigido”, declarou.

O filho de Luciano Vieira Nascimento, João Augusto Botto de Barros Nascimento, foi quem recebeu a Medalha e o diploma do Poder legislativo, e declarou que seu pai foi um grande empreendedor.

“É um reconhecimento que veio da indicação do deputado Armando Batalha. Meu pai foi um  homem empreendedor, que presidiu a Federação das Indústrias, que foi visionário com outros sócios que construíram a TV Sergipe. Então ele hoje está sendo homenageado pela Assembleia e é uma alegria para toda a família, porque sabemos da sua história, da sua luta e do seu compromisso com o desenvolvimento do Estado”, externou.

Bisneto, Luiz Gustavo Botto revela que seu avô contribuiu com sua vida para a Economia de Sergipe.

Bisneto, Luiz Gustavo Botto confessa que seu avó Luciano Vieira era muito carinhoso e íntegro. “Ele fez muito pelo Estado de  Sergipe. Era um homem público e  íntegro. Era um grande pai, irmão e avó, que convivi por 19 anos”, contou.

O economista  Adelson Alves, amigo da família, se emocionou durante a homenagem. Destaca que o amor que Luciano Vieira trazia no comportamento, entre amigos e familiares, é natural de quem o tinha na intimidade.

“Ele dedicou muito amor para todos nós, sua família e amigos, e eu fico assim por sentir de perto essa lembrança que ainda pulsa em nossos corações”, disse.

 

O economista  Adelson Alves, amigo da família, se emocionou durante a homenagem

Vida e Atuação

Luciano Nascimento nasceu no ano de 1931, no povoado Bonfim, município de Divina Pastora, em Sergipe. Foi casado com a escritora, poetisa e romancista Eva Botto Nascimento. Quando jovem, dedicou-se às atividades políticas e empresariais: inicialmente, fundou e presidiu a Indústria de Coco Cocil, com produção de leite de coco (1954/93); já naquele período, dirigiu e foi primeiro-secretário da Associação Comercial de Sergipe (1964/66).

Presidiu a Federação das Indústrias de Sergipe (1966/68), foi membro do Conselho Fiscal da Confederação Nacional da Indústria (1966/68), fundou ao lado de seis outros colegas a TV Sergipe (1968), teve assento no Conselho de Desenvolvimento do Estado de Sergipe (1974/78).

 

Amigos, netos, bisnetos, e demais familiares participaram da solenidade

Presidiu o Partido Liberal e foi membro do Diretório Nacional da agremiação (1985/98); galgou a suplência da Senatoria da República (1986/94), presidiu a Junta Comercial do Estado de Sergipe (1994/2001) e dirigiu a Agência de Tecnologia da Informação do Governo de Sergipe (2001/02).

Ao lado dos filhos, especialmente de João Augusto Botto de Barros Nascimento, a quem incumbiu de gerenciar os negócios da família, Luciano cultivou uma vida simples, longe da ostentação e sempre voltado à religião e às causas sociais, atuando de modo silencioso na ajuda a instituições de caridade.

Foi defensor da democracia, das liberdades civis e tinha apreço especial pela educação e pela cultura, elementos que considerava fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.

 

Fotos: Joel Luiz- Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo