logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Lei previne depressão e suicídio de estudantes em Sergipe

Por Wênia Bandeira/Alese

Sergipe é um dos primeiros estados no ranking de número de suicídios no país. Esta triste colocação acende o sinal de alerta para que a prevenção seja realizada em todas as idades e ainda nos setores de estudos.

A Lei Nº 8.606/2019, de autoria da deputada Maisa Mitidieri (PSD), garante este atendimento antecipado aos jovens nas escolas públicas e privadas do estado. Ela determina a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, automutilação e suicídio no projeto pedagógico de educação básica.

“Acredito que a educação seja o caminho mais rápido a ser traçado no processo de conscientização e de combate. Temos a intenção de levar ações para dentro das escolas, de forma educacional debatendo o tema, fazendo com que assim possamos quebrar os tabus existentes dentro do assunto”, afirmou a parlamentar.

Garantir a saúde mental das crianças e adolescente, segundo a deputada, é primordial para que estas pessoas tenham uma qualidade de vida adequada. Este acompanhamento especializado precisa ser feito por toda a vida, além de explicar o que significa saúde mental e o que as doenças causam.

“Nossa intenção é conscientizar os nossos jovens e adolescentes sobre as causas que os levam à depressão. Pois estamos enfrentando dias difíceis com índices alarmantes, não só no país, mas como no Nordeste”, declarou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão é um problema médico grave e altamente prevalente na população em geral. Um estudo epidemiológico mostrou que a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%.

Segundo a Pesquisa Vigitel 2021, um dos mais amplos inquéritos de saúde do país, em torno de 11,3% dos brasileiros relataram ter recebido um diagnóstico médico da doença. As mulheres são as mais atingidas com 14,7%. Entre os pacientes, 7,3% são do sexo masculino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que a doença é a 4º principal causa de ônus, respondendo por 4,4% dos ônus acarretados por todas as doenças durante a vida. Ela ocupa o 1º lugar quando considerado o tempo vivido com incapacitação ao longo da vida (11,9%).

Dados da OMS mostram ainda que ocorrem 800 mil suicídios por ano no mundo, o que dá uma média de um suicídio a cada 40 segundos. Mais de 100 mil são suicídios de pessoas com menos de 19 anos de idade.

Foto: Pixabay

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo