50 Anos da Federação dos Bancários de Sergipe é celebrado na Alese

Por Luciana Botto- Rede Alese

Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na tarde desta segunda- feira, 06, marcou os 50 Anos da Federação dos Bancários de Sergipe e da Bahia (Feebbase) em defesa dos bancos públicos, visando celebrar as conquistas dos últimos anos e enaltecer a relevância da categoria para sociedade.

A iniciativa é do deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), construída em parceria com a Feebbase e o Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE). A celebração faz parte do calendário comemorativo em alusão a categoria, que celebrou no dia 16 de novembro de 2018 meio século da sua fundação, datada do ano de 1968, quando representantes dos sindicatos dos bancários da Bahia, Sergipe, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista se reuniram em  assembleia. O Fato ocorreu no auditório do Sindicato dos Conferentes e Condutores de Cargas e Descargas do Porto de Ilhéus, para fundar a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, objetivando otimizar o trabalho dos sindicatos, que na época, eram filiados à Federação do Nordeste, com sede em Fortaleza, no Ceará.

Segundo o deputado estadual Luciano Pimentel, o bancário é um profissional que contribui para o desenvolvimento econômico do país e trabalha diuturnamente para garantir que as políticas públicas sejam levadas à população.

Como bancário, o deputado Luciano falou da importância que os bancos públicos têm para o desenvolvimento das cidades  e dos estados. De acordo com o parlamentar, a Caixa Econômica Federal é responsável pela implantação de iniciativas do Governo Federal em setores como infraestrutura, habitação e saneamento básico, que atua também como provedora de serviços bancários, estando entre os maiores bancos da América Latina.

De acordo com relatório de sustentabilidade do banco Caixa, sua atuação inclui também a operação de benefícios trabalhistas e programas sociais, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Seguro-Desemprego e o Programa de Integração Social (PIS), e também de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família entre outros.

Para o secretário da Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe, Marcos Vinícios Nascimento, representando o governador Belivaldo Chagas, a palavra de ordem  é equilíbrio no contraponto ao capital. Segundo Marcos, O governador sempre prestigia os eventos dos trabalhadores, entendendo a importância da categoria e suas pautas de reivindicação.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, Ivânia Pereira, durante a sessão especial, chamou à atenção para a defesa da soberania nacional e do patrimônio público histórico dos bancos públicos, no que diz respeito a privatização. Para ela, é preciso alertar a sociedade sobre os riscos da privatização explicando que as medidas de ‘vende-pátria’, apresentadas pelo Governo Federal, prejudicará a economia do país e refletirá diretamente na qualidade de vida do povo brasileiro.

Para Hermelino Souza Meira Neto, presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, o evento é de grande relevância para a sociedade. Ele entende o  momento é de renovar as forças e a esperança na construção de uma região melhor, de um nordeste melhor e de um país mais justo e igualitário.

Na ocasião, a Mesa foi composta pelo secretário da Fazenda, Marcos Vinícios Nascimento, representando o governador Belivaldo Chagas; presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe (Feebabase), Hermelino Souza Meira Neto; vereador Américo de Deus, representando a Câmara de Vereadores de Aracaju; presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira da Silva Teles; presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Sergipe (CTB), Adêniton Santana, representando o presidente nacional da CTB, Adilson Gonçalves Araújo; a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano; presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Jair Pedro Ferreira; presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, Rita Josina Feitosa da Silva e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia (SEEB/BA), Augusto Sérgio Vasconcelos.

O evento contou com a participação de lideranças sindicais, sociais e políticas, além de representantes de entidades ligadas ao mundo do trabalho.

Foto: Eduardo Almeida