logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

4º episódio da série “O Voto” apresenta os tipos de votos

Por Kelly Monique Oliveira

Com a finalidade de apresentar o surgimento das formas de votos que existem no Brasil, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), exibe nesta terça-feira, 20, o 4º episódio da série “O Voto”. A transmissão acontece sempre pela TV Alese (canal 5.2) e pelos meios de comunicação do órgão (facebook, youtube e Instragram).

De acordo com o documentário, atualmente, existem seis tipos de voto no Brasil. O “Válido”, aquele que é levado em consideração para o cálculo eleitoral, onde os votos brancos ou nulos, não entram na contagem final. Geralmente, funcionam como voto de protesto pela maioria da população.

O dos “Presos”, que é um direito concedido a apenas aos presos que não têm julgamento transitado em julgado, ou seja, àqueles condenados pela justiça. Já os presos provisórios podem exercer sua cidadania. Para os brasileiros residentes em outros países e são maiores de 18 anos existe o chamado voto no “Exterior”. Podendo exercer sua cidadania apenas para o cargo de Presidente da República. A votação acontece nas embaixadas ou consulados brasileiros.

Já o voto em “Trânsito”, aquele realizado fora do domicílio eleitoral, geralmente é realizado quando o leitor está viajando no dia da eleição. Para isso, deve procurar o Cartório Eleitoral e informar onde estará no dia da votação. Por fim, o voto de “Legenda”, aquele em que o eleitor não escolhe um candidato específico, mas um partido. O eleitor escolhe apenas os dois números referentes ao partido e esses votos são considerados válidos e se somam ao final dos votos nominais. 

Foto: Freepik

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo