logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Luciano Pimentel anuncia audiência pública em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

 
O deputado estadual Luciano Pimentel fez uso do pequeno expediente na manhã desta quarta-feira, 13, para anunciar a realização de uma audiência pública em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.
 
Classificado como Transtorno de Espectro Autista (TEA), o autismo é identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O TEA afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. No Brasil, estima-se que existam cerca de dois milhões de pessoas dentro do espectro. 
 
Mesmo com um crescimento de mais de 15% no número de diagnósticos, a sociedade e por vezes os próprios profissionais que englobam a rede de atenção aos autistas, a exemplo de médicos e psicólogos, ainda possuem poucas informações sobre o autismo e suas particularidades. 
 
De acordo com Pimentel, o objetivo da audiência é iniciar um processo de conscientização sobre o TEA em Sergipe. “O autista continua sendo vítima de preconceito e não tem seus direitos respeitados. Nosso objetivo ao propor essa audiência é ouvir quem conhece, de perto, o autismo e as barreiras que a vida em sociedade impõe às pessoas com o TEA”.
 
Em seu pronunciamento, o deputado também ressaltou a importância do encontro promovido na tarde desta terça-feira, 12, para ouvir os pais e mães de autistas.
 
“Ontem, dia 12, realizamos uma reunião com famílias e profissionais que lidam diariamente com o autismo para compreender melhor essa realidade e ter subsídios para formação da Frente Parlamentar de Apoio e Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, uma proposta que protocolamos recentemente aqui nesta Casa”. 
 
Segundo Luciano, ao defender essa bandeira, ele espera contribuir para melhoria da qualidade de vida dos autistas no Estado.“O propósito de todo esse trabalho, desde o Projeto de Lei que visa obrigatoriedade do atendimento preferencial até a composição da Frente Parlamentar, é conscientizar a população e regulamentar direitos que a legislação federal já garante, mas não são atendidos em Sergipe”, enfatizou.
 
A audiência acontecerá no dia 2 de abril, às 14h, no plenário da Assembleia Legislativa. O evento contará com a presença de pais, mães e especialistas em autismo.
Por Ascom Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo