26 de julho passa a ser Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras

22/6/2022

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Foi instituído, nesta quarta-feira, 22, o dia 26 de julho como Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras. O Projeto de Lei Ordinária Nº 161/2022, de autoria do deputado Doutor Samuel Carvalho (Cidadania), foi aprovado em votação realizada na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

O objetivo é realizar eventos com a finalidade de divulgar o trabalho desses profissionais e a importância deste canal de comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e ouvintes. A profissão de Tradutor e Intérprete de Libras foi reconhecida no dia 1° de setembro de 2010, pela Lei n° 12.319, com o intuito de valorizar esses profissionais de extrema importância para a sociedade.

“A comunicação é um fator fundamental para o ser humano e Libras é uma ferramenta que possibilita a interação dessas pessoas. Os intérpretes de língua de sinais surgiram devido a necessidade da comunidade de possuir um profissional que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes”, falou o parlamentar.

No Brasil, cerca de 5% da população é de pessoa com deficiência auditiva e, parte dela usa a Libras como auxilio para comunicação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse número representa dez milhões de pessoas, das quais 2,7 milhões não ouvem nada.

Foto: Divulgação

Outras notícias para você