logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados de Sergipe participam em Recife da Conferência Nacional da UNALE

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Diante da realização do maior encontro legislativo da América Latina que está sendo realizado em Recife, na Arena Pernambuco, não ocorrerá  Sessão Plenária na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta quinta-feira (10). A 25ª Conferência Nacional da Unale é promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, a Unale. A abertura do evento ocorreu nesta última quarta-feira (9), os debates irão ocorrer  até  sexta, dia 11 de novembro. 

Nesta 25ª edição, que marca o Jubileu de Prata da Unale, os deputados sergipanos participarão de debates sobre temáticas que envolvem o fortalecimento do Poder Legislativo.

Conferência

A Conferência Nacional da Unale é organizada anualmente pela entidade e conta com o apoio das Assembleias Legislativas, dos parceiros e de entidades ligadas ao Parlamento Estadual. O principal objetivo do encontro é promover o intercâmbio de informações, cases e estratégias para a promoção do debate de propostas que buscam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.

Os painéis são dirigidos por personalidades de renome mundial, entre parlamentares, assessores, servidores legislativos, ministros, especialistas, técnicos, delegações internacionais e estudantes.

Programação

Nesta quinta (10) o evento começará, às 9h30, com um painel sobre “Capacitação voltada para o mandato parlamentar”. Ainda pela manhã, haverá discussões sobre perspectivas para a nova legislatura, futuro tecnológico e cidades inteligentes. À tarde, os colóquios vão tratar do cenário econômico, da economia criativa, da imigração e da ampliação do espaço constitucional do Legislativo Estadual.

Às 16h30, os governadores recém-eleitos Romeu Zema (MG), Eduardo Leite (RS), Ronaldo Caiado (GO) e Raquel Lyra (PE) comandarão o debate “Gestão pública nos estados: cenário para os próximos 4 anos”. O dia terminará com a palestra motivacional “A mágica do sucesso: transformando empenho em desempenho”, a cargo de Jardel Beck, expert em comunicação de alto impacto.

O encerramento da 25ª Conferência da Unale se dará na sexta (11), com uma abordagem sobre o orçamento no Espaço Fala Deputado, a cargo do diretor de Finanças do Ministério da Economia, Marco Antônio Alves. Na sequência, haverá a premiação Assembleia Cidadã  e a Assembleia Geral Ordinária para eleger a nova diretoria executiva da entidade.

Sobre a Unale

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) foi fundada em 1996 e congrega os 1.059 deputados estaduais da República Federativa Brasileira. Suas ações incluem a defesa dos interesses estaduais coletivos, a divulgação das ações legislativas, a qualificação dos parlamentares, parcerias e debates de temas de interesse do País.

O encontro nacional da entidade é organizado anualmente e conta com o apoio das 27 Assembleias Legislativas, além de organizações ligadas ao Parlamento Estadual. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias e discutir propostas que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.

Duas edições já foram realizadas em Pernambuco, nos anos de 1999 e 2013. Na mais recente, 1,3 mil participantes estiveram no Centro de Convenções para discutir “Os Desafios para o Futuro que queremos”. Esse encontro trouxe uma visão sobre o panorama econômico do Brasil, as reformas consideradas necessárias para o equilíbrio federativo e os desafios para o desenvolvimento sustentável.

 

 

Imagem:Unale

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo