Com a finalidade de apresentar ao público sergipano o maior evento da América Latina – a 20ª Conferência Nacional da União Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) – foi realizado lançamento desta, em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na tarde desta segunda-feira, (02), com a presença de parlamentares, diretores, secretários, tesoureiros e membros da União.

A conferência é um evento internacional, que contará com a presença do presidente e de membros da Confederação Parlamentar das Américas (COPA) e nesta edição, com o tema “Rediscutindo o Brasil”, será realizada em Sergipe, nos dias 01, 02 e 03 de junho de 2016, na Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, zona sul de Aracaju.

Na oportunidade, foi apresentado um vídeo informativo sobre a 20ª Conferência Nacional da União Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) que mostrou as belezas e destaques do turismo, culinária e desenvolvimento econômico tanto do estado de Sergipe, quanto da capital Aracaju.

Luciano Bispo

Luciano Bispo

Para o presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, a Conferência será o maior evento da história da Unale. “Sergipe está de portas abertas a todos os parlamentares e turistas. Sandro Locutor vem mostrando outra forma de gerir, renovando os ares da condução da Unale”, ressaltou.

A expectativa, de acordo com o presidente da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (ES), é de um público em Sergipe de 1.200 pessoas, entre deputados, assessores legislativos e entidades nacionais e internacionais.

Sandro Locutor

Sandro Locutor

“Seria questão de honra para esta presidência fazer essa conferência, no aniversario dos 20 anos, aqui em Sergipe, já que esses deputados sempre participaram ativamente e contribuíram para a consolidação da Unale. Precisamos de um parlamento estadual motivado, para fazermos valer a nossa prerrogativa de legislar, de fiscalizar e de atender os anseios da população”, afirmou o presidente da Unale, Sandro Locutor, que também agradeceu a receptividade e a dedicação dos deputados sergipanos.

Carta de Sergipe

Pastor Antônio dos Santos

Pastor Antônio dos Santos

O deputado estadual Antônio dos Santos, tesoureiro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e presidente da comissão organizadora da 20ª Conferência Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais, disse que o encontro que acontecerá em Sergipe produzirá uma carta, ao final da conferência, com sugestões para o país enfrentar e sair da crise. “A Unale é uma entidade símbolo das casas legislativas de todo Brasil, este país de dimensões continentais, que precisa de uma entidade tão importante como essa”, observou.

Antônio dos Santos contou que o tema escolhido há vários meses, no Rio Grande do Sul, “Rediscutindo o Brasil”, será debatido por palestrantes do mais alto nível para que a Carta de Sergipe possa conter sugestões que mostrem novos caminhos para o país. “Sergipe será a capital do Brasil e deste encontro sairão propostas importantes como a questão das dívidas dos Estados. Nós estamos há quatro anos discutindo esse assunto e buscando alternativas”, ressaltou o parlamentar, que agradeceu ao governador Jackson Barreto, ao prefeito de Aracaju, João Alves Filho, e ao reitor da Unit, Joubert Uchôa, pelo apoio ao evento.

Inscrições

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais está com inscrições abertas para a 20ª edição de sua conferência, que podem ser realizadas através do site do evento, http://conferencia.unale.org.br/2016/, pelo link http://xxcnle.azurewebsites.net/, até os dias 05 e 23 de maio, para as comitivas internacionais e nacionais, respectivamente.

A mesa no lançamento da 20ª Conferência da Unale foi composta pelo representante do governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas; representando o prefeito de Aracaju, Igor Albuquerque; o juiz Eliezer Siqueira de Souza Júnior; o presidente da Unale, deputado estadual Sandro Locutor (ES), a vice-presidente da Unale, deputada Ana Cunha (PA); o tesoureiro geral da Unale e presidente da Comissão Organizadora da 20ª Conferência da Unale, deputado estadual Antônio dos Santos (SE); o presidente da Secretaria das Mulheres da Unale, deputada estadual Celise Laviola (MG), o representante do reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça, o professor Ihamarck Damaceno.

Marcaram presença parlamentares de outros estados a exemplo de Paraíba, Pará, Espírito Santo, Acre, Roraima, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas.

Para finalizar a Sessão Especial da Alese, o público foi presentado pelas canções do Coral da Alese (Corales).

Fotos: César de Oliveira

Fotos: César de Oliveira

Sobre a Unale

A Unale  surge reunindo em torno de objetivos comuns todos os parlamentares estaduais e todos os legislativos estaduais do País. A preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo, o aprimoramento do Poder Legislativo Estadual são alguns dos princípios que norteiam a UNALE, uma entidade para assumir desafios, cumprir um grande papel no cenário político nacional e manter um diálogo permanente com demais instituições e com a sociedade em geral.

Por Tíffany Tavares, Dilson Ramos e Camila Ramos – Agência Alese de Notícias.

Fotos: César de Oliveira