20 de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal

Por Wênia Bandeira

No próximo dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal e uma lei de autoria do deputado Garibalde Mendonça fala sobre restringir a venda de material e equipamentos odontológicos no Estado. Ele falou sobre sua preocupação com o uso indiscriminado de materiais e aparelhos por pessoas que não possuem conhecimento técnico científico na área.

“A crescente demanda por tratamentos estéticos, dentre eles, o clareamento dental, incita a utilização sem indicação, prescrição e supervisão do tratamento pelo cirurgião-dentista. Somado a isso, o baixo custo e o fácil acesso possibilitam a aquisição por qualquer indivíduo, sem a devida ciência dos possíveis danos bucais severos e de problemas sistêmicos que podem ocorrer”, explicou Garibalde Mendonça.

Para a compra dos equipamentos, a lei obriga apresentação de documento comprobatório de inscrição em Conselho Regional de Odontologia e, aos acadêmicos, comprovação de matrícula em Instituição de Ensino Superior. Os pacientes podem adquirir o material odontológico desde que apresentem no ato da compra a receita odontológica assinada e carimbada pelo profissional.

O deputado Luciano Pimentel também se pronunciou sobre a saúde bucal. Ele destacou que o município de  Siriri foi eleito pelo Conselho Federal de Odontologia, em 2018,  como o segundo município da região Nordeste em Saúde Bucal. “É um momento de agradecer ao município, que essa colocação sirva de exemplo para outros municípios sergipanos, e que eles venham a contribuir pela saúde pública da forma que Siriri vem fazendo”.

O Dia Mundial da Saúde Bucal é uma ação da Federação Dentária Internacional (World Dental Federation ) e tem como propósito a disseminação de boas práticas de saúde bucal em todo planeta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 90% das crianças em idade escolar têm pelo menos uma cárie dentária. Este número chega a quase 100% nos adultos. Entre 15% e 20% dos adultos com idades entre 35 e 44 anos têm doença gengival grave. Em torno de 30% das pessoas em todo o mundo, entre 65 e 74 anos, não possuem mais dentes.