logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

1º Quadrimestre: SES apresenta contas aos deputados da Alese

Os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) participaram nesta quarta-feira (16) da prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do primeiro quadrimestre de 2025. Na oportunidade, o gestor da pasta, Claúdio Mitidieri apresentou dados e fez explanações sobre os avanços na área da saúde em âmbito estadual. A execução orçamentária, contrato estadual de serviços e a estruturação das unidades assistenciais também foram pontos abordados.

“Trouxemos os dados referentes a janeiro, fevereiro, março e abril do exercício 2025. Mostramos a aplicação dos recursos em torno de 17% do orçamento e as entregas na saúde”, destacou o secretário Claúdio Mitidieri.

Segundo ele, os investimentos são essenciais para a manutenção e ampliação da Rede Estadual de Saúde. “Entre os pontos abordados estão a renovação de 100% da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), revitalização e fortalecimento de unidades de saúde. Outras pautas importantes também foram discutidas como atenção oncológica, dispensação de medicamentos, assim como a produção da Central de Regulação de Urgências (CRU)”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

Na oportunidade, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez questionamentos sobre a a atual situação de cerca de 1.100 servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). “Além disso, também pedimos ao secretário esclarecimentos sobre as Organizações Sociais (OS), que estão compondo a administração de algumas unidades, a exemplo do Hospital da Criança”, ressaltou.

Já a deputada Linda Brasil (PSOL) falou sobre a assistência oncológica. “Queremos entender por que ocorre a falta de medicamento da área oncológica no estado?”, indagou.

Sobre os dois assuntos, o secretário respondeu que. “Cabe ao Governo do Estado cumprir aquilo que está determinado. Sobre as OS’s, a política do governo é a transferência dos hospitais para as Organizações Sociais. Nelas, a contratação é direta por CLT, com direitos trabalhistas. A questão dos medicamentos de linfoma e de leucemia, já foram regularizados e os pacientes já retomaram todo o seu tratamento”, declarou.

O secretário reforçou ainda que. “O Governo do Estado está adquirindo novos equipamentos de tomografia e de ressonância. Além disso, estão sendo investidos na abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) no sertão e também está ocorrendo investimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no interior do estado, como forma de desafogar o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, complementou.

O secretário Claúdio Mitidieri disse que o Hospital do Câncer de Sergipe segue avançando com 90% da obra física concluída. “São duas datas, uma para a entrega da estrutura física do Hospital do Câncer, prevista para agosto, e uma segunda para o início da operação, prevista para ainda este ano”, disse.

Fortalecimento da Assistência

Para a vice-líder do Governo na Alese, a deputada Kitty Lima (Cidadania), a apresentação foi bastante produtiva. “ Temos avanços significativos na área da saúde. Muitas pessoas estão ansiosas e comemorando a abertura do Hospital do Câncer que vai ocorrer nos próximos meses. A aquisição de três tomógrafos fortalecem a assistência hospitalar e garantem mais saúde para as pessoas”, enfatizou.

Para o presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD). “O secretário vem tirar dúvidas e apresentar investimentos bastante significativos na Saúde do Estado. Quanto a situação dos servidores da FHS, o presidente lembrou que o Estado cumpriu uma determinação do Ministério Público.

Também participaram da prestação de contas da pasta da saúde os deputados Cristiano Cavalcante (União Brasil), Áurea Ribeiro (Republicanos), Pato Maravilha (PL) e Kaká Santos (União Brasil)

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo