logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

1º episódio da série “O Voto” fala sobre a história das eleições no mundo

Por Kelly Monique Oliveira 

O 1º episódio da série “O Voto”, exibido pela Assembleia Legislativa de Sergipe, através da TV Alese e redes sociais do órgão, fala sobre a história das eleições no mundo. De acordo com a série apresentada pela equipe de jornalismo da Casa Legislativa, atualmente o voto é algo muito comum para todos, mas nem sempre foi assim. Não se sabe ao certo onde e como surgiram as eleições, mas muitos historiadores acreditam que o voto surgiu na cidade grega de Atenas entre os séculos V e IV antes de Cristo.

A ideia de democracia também surgiu nesse período, quando os cidadãos de Atenas se reuniam em praça pública, chamada Ágora para apresentar propostas e votar nas que deveriam ser acatadas e foi quando surgiu o conceito de Assembleia Legislativa.

Mas nem todo mundo era considerado cidadão. Apenas homens acima de 21 anos que tivessem nascido em Atenas ou que fossem filhos de atenienses e que não fossem escravos, ou seja, o voto era muito restrito e todas as decisões aprovadas eram colocadas em prática pelos chefes de estado, que mais tarde ficaram conhecidos como Poder Executivo. E, assim surgiu a ideia de eleição.

Foto: Freepik

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo