logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

#DoarSangueÉDoarVida
#DoarSangueÉSeguro

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a finalidade de sensibilizar a população e lembrá-las da importância desse gesto de amor que pode salvar vidas. A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), apoia e incentiva o ato de doar sangue.

Atualmente o Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende mais de 27 unidades de saúde, dentre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada. Ao todos, essas unidades realizam uma média, 2 mil transfusões de sangue por mês, sendo que somente o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o número de transfusões chega a 1.400.

O serviço de coleta de sangue do hemocentro funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174.

De acordo com o hemocentro, o procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe rapidamente, entre dois e três dias a quantidade de sangue doada.

 

Por Luciana Botto- Agência de Notícias Alese com informações do Hemocentro

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo