Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese
Conscientizar a população sobre a necessidade de conduzir veículos de forma lícita, respeitosa e prudente no trânsito. É com esse objetivo que desde o ano de 2017, o período de 1° à 31 de maio é dedicado a Campanha ‘Maio Amarelo’. De iniciativa do ex-deputado Moritos Matos, a Lei Estadual de 8.265 estimula a prevenção de acidentes em ruas e rodovias, baseando-se na valorização da vida.
A propositura sugere que o Poder Executivo promova ações educativas em rádio e televisão, distribuição de material impresso, realização de eventos e iniciativas pela promoção de debates. As atividades devem acontecer por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), em parceria com instituições públicas e privadas.
De acordo com dados do Detran/SE, em 2022, o total de acidentes em vias públicas foi de 1253 casos. Neste ano, de janeiro até os primeiros dias do mês de maio foram contabilizados 473 acidentes.
Tema
O tema escolhido para a campanha em 2023 diz: “No trânsito, escolha a vida!”. A proposta é um alerta na importância da prevenção, através da conscientização dos motoristas e demais usuários das vias públicas. A iniciativa surgiu em 2011 a partir do decreto via ‘Década de Ação para a Segurança no Trânsito’ pela Organização das Nações Unidas (ONU). Vale destacar que a cor amarela faz referência ao sinal de “atenção” na sinalização das vias, mais especificamente, nos semáforos.
Agente de Trânsito
No dia 11 de maio é celebrado o Dia Estadual do Agente de Trânsito. A ação acontece por meio da Lei Estadual N° 8983/2022 de autoria do deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania).
A propositura orienta que órgãos e entidades de trânsito de Sergipe, durante o mês de maio, e, especialmente, na celebração do “Dia Estadual do Agente de Trânsito” devem realizar atividades e programas de atualização profissional e campanhas alusivas na prevenção de acidentes. O Agente de Trânsito é o profissional responsável pela fiscalização do trânsito, orienta os condutores, autua quando necessário e tenta conscientizar o condutor a dirigir de uma maneira mais respeitosa e cuidadosa com o intuito de que a cidade tenha um trânsito bem mais seguro.
Foto: SMTT Aracaju