logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zezinho Sobral: “preservar o patrimônio histórico é valorizar as tradições e construir uma base sólida para o futuro da nossa gente”

12/5/2022

Por Assessoria Parlamentar

Laranjeiras é uma cidade sergipana que respira história. Abriga uma grande riqueza cultural muito bem apreciada pelos casarões antigos, ruas e igrejas. Engajado a todas as questões que envolvem o município e sabendo da importância da preservação dos monumentos históricos, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) destinou uma emenda impositiva de R$ 200 mil para que seja iniciado o processo de restauração da Igreja da Conceição dos Homens Pardos, localizada na antiga Praça do Teatro, em Laranjeiras.

“Conseguimos a emenda e faremos o encaminhamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para que elabore o projeto de restauração e inicie o processo. Esta igreja é um patrimônio histórico de Laranjeiras e de Sergipe, e precisa ser revitalizada de forma urgente! Preservar a estrutura das igrejas centenárias é fundamental para agregar na pesquisa, na cultura e no turismo sergipano”, afirmou Zezinho Sobral, que é laranjeirense e, durante o mandato na Assembleia Legislativa, vem apresentando muitos resultados dos projetos e indicações para Laranjeiras e Vale do Cotinguiba.

“Estou sempre no município, converso com as pessoas e visito localidades. Fiz uma visita à Igreja da Conceição dos Homens Pardos que, de fato, está precisando de uma restauração urgente e célere. A estrutura está muito ruim, necessita de uma descupinização, escora e uma cobertura provisória até o projeto do Iphan ficar pronto. É o primeiro grande passo do processo”, complementou.

A Igreja da Conceição dos Homens Pardos foi erguida pelo Padre Pedro Antônio de Almeida e é datada do XIX (1843/1860). Segundo historiadores, o imperador D. Pedro II, em visita à cidade em 1860, esteve nas obras. O templo tornou-se um centro de devoção à Virgem da Conceição e possui três altares, sacristia, consistório, um púlpito, o coro e o altar-mor em forma de uma grande coroa para habitar a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

O deputado Zezinho Sobral convida os sergipanos para unir esforços para resgatar o legado e devolvê-lo restaurado ao povo de Laranjeiras para fortalecer o turismo e a cultura. “É um patrimônio belíssimo, com obras de arte internas em painéis, no altar e nas paredes. Tudo vai ser restaurado. É essencial que todos se engajem nisso. Convido outras pessoas e entidades como Arquidiocese, o Município de Laranjeiras e empresas privadas para que todos possam dar as mãos e somar nesta ação muito importante. Preservar o patrimônio é preservar a nossa história e nossa identidade. Quando restauramos, preservamos as referências de uma vida, construída pelos nossos antepassados para firmar um bom futuro para nosso povo”, destacou Zezinho Sobral.

Fotos: Assessoria

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo