O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) tem acompanhado todas as ações de enfrentamento ao coronavírus em Sergipe. Nesta quinta-feira, 23, o parlamentar participou de uma reunião no Palácio dos Despachos para avaliar a situação da pandemia no estado, as estratégias de prevenção, tratamento e combate à Covid-19 e a análise da solicitações de flexibilização.
A reunião foi comandada pelo governador Belivaldo Chagas e contou com gestores das pastas da Saúde e da Fazenda, além de técnicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), médicos infectologistas, economistas, representantes empresariais, o presidente da Assembleia Legislativa (Alese), Luciano Bispo, e representantes de diversos segmentos. Diante do atual cenário e a partir dos estudos técnicos da situação do coronavírus em Sergipe, o Governo adiou a decisão de flexibilizar medidas de enfrentamento ao Covid-19, prorrogando as determinações do Decreto nº 40.567 para a próxima segunda-feira, 27 de abril.
“A reunião teve como foco estabelecer normas e critérios para avaliar a pandemia e fortalecer as ações em Sergipe. Diversos setores vêm solicitando a flexibilização, principalmente o comércio, a indústria, prestadores de serviços, igrejas e algumas áreas produtivas econômicas. Tudo está sendo analisado com rigor e responsabilidade porque a pandemia é um problema tanto para a saúde quanto para a economia”, explicou Zezinho Sobral, reforçando que todos os segmentos aguardam direcionamentos.
“A equipe econômica afirmou que é grande a queda de arrecadação e alguns setores precisam retomar. Sergipe perdeu mais de R$ 40 milhões na receita só em abril. Tudo isso é visto e analisado. Dentre as consequências dessa pandemia, está a retração de muitos empregos, um fator preocupante”, ponderou.
Ainda durante a reunião, o deputado Zezinho Sobral explicou que o governo observou como pode ser aprimorada a “conexão de rede” entre Huse, Hospital Cirurgia, Hospital Universitário de Aracaju, Hospital Universitário de Lagarto e o Município de Aracaju, que tem perspectiva de 200 leitos clínicos destinados ao atendimento de pacientes com Covid-19.
“Está em análise como ficará o HPM e demais hospitais que disponibilizarão leitos. Estuda-se, também, como será a ação dos municípios, como será a porta de acesso, para onde o paciente grave vai e qual a direção tomar, qual a conexão. Medidas emergenciais precisam ser colocadas em prática, pois é evidente o crescimento do número de confirmados e hospitalizados”, ressaltou.
O deputado sinalizou que as próximas reuniões acontecerão para fortalecer as estratégias para a garantia de assistência e aprimoramento das ações e do controle da doença em Sergipe.
“Acontecerão outras reuniões e estudos. A equipe técnica também verificará a capacidade de sustentabilidade da rede de atenção de saúde do Estado de Sergipe, com o eventual crescimento de números e de infectados em decorrência da flexibilização. As medidas de flexibilização estão adiadas até segunda-feira, até que o governador possa sentir segurança de que a estrutura montada pelo Estado e pela equipe na rede é suficiente para comportar um crescimento em decorrência da flexibilização”, afirmou Zezinho Sobral.
Foto: Divulgação Ascom