logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zezinho Sobral ministra palestra na Somese

Por Ascom Parlamentar

‘Nova visão política com ética, eficiência e resultados’ foi o tema da palestra ministrada pelo deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) durante a reunião-almoço da Sociedade Médica de Sergipe (Somese), nesta quinta-feira, 01. O parlamentar avaliou como essencial o diálogo com os profissionais e ressaltou que a transparência, a eficiência no debate e na elaboração de projetos são premissas para modernizar a política e atender aos anseios da população.

Zezinho durante questionamentos

“A política deve ser feita com muita transparência e eficiência de gestão para dar bons resultados. É preciso ouvir demandas, intermediá-las junto ao poder público e encontrar soluções. A Assembleia Legislativa é a casa que representa o povo, suas prioridades e suas necessidades. É o instrumento de equidade e de controle. É a caixa de ressonância das necessidades do estado. Fiquei muito honrado com o convite e por ter a possibilidade de conversar com uma plateia comprometida no debate. Os membros da Somese apresentaram ideias, preocupações e subsídios para discussões que levarei ao Parlamento. Fiquei muito feliz com o acolhimento, com o respeito e coloquei-me à disposição”, afirmou.

O parlamentar apresentou alguns itens abordados durante o primeiro semestre do mandato, a exemplo do papel da agricultura na balança comercial, mobilidade, potencialidades de Sergipe (petróleo, gás, energia), formação acadêmica, turismo e reforma da previdência. Zezinho Sobral recordou a Lei das Queijarias e a luta pela retomada das obras da BR 101.

E com participantes da reunião-almoço

“A Lei que regulamenta a produção e a comercialização dos queijos artesanais em Sergipe foi sancionada no mês de abril e foi de autoria conjunta do nosso mandato com técnicos da Emdagro, Sebrae, UFS e de queijeiros sergipanos. Ela estabelece critérios que asseguram a qualidade e inocuidade dos produtos, além de fortalecer o produtor sergipano. A agricultura de Sergipe é muito importante para o desenvolvimento. Nosso país é agrícola e mantém a sua balança comercial positiva graças à agricultura, à agropecuária e à agricultura familiar. O Brasil é o país do agronegócio”, apontou.

Ainda na apresentação, o deputado destacou que o mandato criou a Comissão Parlamentar de Representação Externa para cobrar e acompanhar o andamento das obras de duplicação da BR 101, que ultrapassa 20 anos de atraso. “Venho dialogando com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para saber das tratativas e previsões e, na semana passada, tivemos a notícia da retomada das obras com previsão para término em 2020. A luta pela conclusão independe de partido político. É do povo. O atraso das obras tem impactado Sergipe negativamente. A Comissão teve adesão e comprometimento de membros da bancada federal no Congresso, dos municípios e dos colegas da Alese”.

Zezinho Sobral salientou que defende o desenvolvimento sustentável para o turismo e aquicultura de Sergipe. Ele comentou que há uma discussão em torno da construção do Plano de Gerenciamento Costeiro do Estado e do zoneamento econômico-ecológico, no sentido de promover o ordenamento adequado e soluções do ponto de vista social, econômico e ambiental.

“Nosso estado tem condições de manter áreas de preservação e empreender um desenvolvimento sustentável sem a necessidade de inviabilizar atividades como agricultura, aquicultura e o turismo. Precisamos olhar com carinho para a Praia da Caueira, Praia do Saco e o Baixo São Francisco. É preciso reconhecer as áreas turísticas que hoje estão inviabilizadas, graças às antigas portarias do Ibama que transformaram Sergipe em um estado com maior área de preservação ambiental, sendo ele o menor de todos geograficamente. Sergipe possui mais de 40% do seu território com áreas não exploráveis. Todo o litoral, com exceção de Aracaju, não é acessível. Essa construção pode destravar o desenvolvimento turístico de áreas como Pirambu, Abais, Crasto, Brejo Grande, Neópolis, entre outras áreas com grande potencial turístico”, ressaltou.

Ainda durante a reunião, o deputado Zezinho Sobral lembrou a última visita à sede da Fundação de Saúde Parreiras Horta para verificar o antigo prédio do Instituto Parreiras Horta, que foi cedido à Academia Sergipana de Medicina pelo Governo do Estado, no ano de 2015, quando estava à frente da Secretaria da Saúde.

“No local, funcionará o Museu Médico de Sergipe, as sedes da Academia Sergipana de Medicina (ASM) e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – regional Sergipe. Visitei as instalações e aproveitei para conferir de perto como está o prédio cedido à Somese e ver como será o projeto arquitetônico, além de dar algumas sugestões. O Parreiras Horta tem tudo a ver com a história da ciência e da medicina em Sergipe”, reconheceu.

Fotos: Divulgação Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo