Zezinho Sobral homenageia Mestre Deca do Cacumbi em plenário

28/6/2022

Por Shis Vitória/ Agência de Notícias Alese

Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira, 28, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) realizou uma homenagem pelo falecimento do Mestre Deca do Cacumbi de Laranjeiras.

“No dia de hoje fiz uma solicitação para que fosse inserido na ata votos de pesar aos familiares do Mestre Deca. Ele que foi um mestre do folclore sergipano, do folclore laranjeirense, assim declarado e assistido pela Lei dos Mestres e que veio à óbito esta semana. Uma grande perda para todos nós e este homem merece ser homenageado pelo tanto que contribuiu com a cultura sergipana”, afirmou.

O parlamentar prestou uma homenagem ao Mestre Deca no plenário. Foto: Jadilson Simões

Na oportunidade, o parlamentar exibiu fotos da trajetória do Mestre Deca do Cacumbi. “É uma homenagem para que seja sempre reconhecido, premiado e festejado. Ele foi mais uma vítima que essa pandemia nos trouxe e  hoje os que se fazem presente nesta Casa podem acompanhar um pouco da sua história”, manifestou.

Indicações

Zezinho Sobral comentou ainda sobre as recentes Indicações propostas, em especial, a respeito do concurso da Emdagro. “Protocolamos mais uma Indicação nesta Casa, pois estamos na eminência de ocorrer um concurso público na Emdagro e eu fiz contato com a Secretaria de Governo e a mesma poderá orientar na construção do edital a presença de uma categoria super importante para todo o Estado de Sergipe que é a Engenharia de Pesca. Inclusive, foi aprovada uma lei nesta Casa, em 2018, no qual reconhece como sendo relevante a atividade. Lembrando que hoje, Sergipe já ocupa a quinta posição do ranking nacional de produção de camarão e temos uma grande expectativa de expansão com a abertura do Terminal Pesqueiro, voltada para a pesca oceânica e artesanal e esse detalhe é imprescindível na construção da política de pesca e quando vemos que a Emdagro está abrindo um concurso, notamos que a pasta possui uma Coordenadoria de Pesca porém, não há profissionais da Engenharia de Pesca nos quadros do Estado. Por isso,  temos uma solicitação de Indicação destinada ao Conselho de Administração da Emdagro, autorizado por lei,  para que possa inserir também a área de Engenharia de Pesca neste concurso com o intuito de que a categoria faça parte dos quadros do Estado e estes profissionais possam dar suporte e orientações na construção de políticas públicas ao providenciar condições necessárias no bom desenvolvimento da atividade”, finalizou.

Foto Capa: Arquivo Pessoal