Zezinho Sobral e Fetase apresentam demandas dos trabalhadores rurais ao Governo do Estado

Por Assessoria Parlamentar

Focado no desenvolvimento e na abertura de oportunidades para os trabalhadores e as trabalhadoras do campo, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) esteve no Palácio dos Despachos com representantes Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase) para conversar com o governador Belivaldo Chagas sobre políticas públicas e programas sociais de incentivo ao campo.

Sobral é conhecido por ser o interlocutor entre o poder público e a agricultura familiar, pelo diálogo constante com federações e associações, por apresentar projetos e resultados para o homem e a mulher do campo e foi o responsável por articular a reunião. “A Fetase tem uma representatividade muito grande dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Sergipe e nos procurou para intermediar esse encontro. Além de reconhecer os avanços, avaliamos os desafios do Programa Mão Amiga nas modalidades Cana, Laranja e Leite (Pró-Sertão Bacia Leiteira) e as viabilidades para a agricultura familiar avançar ainda mais em nosso estado”, comentou.

Entre as solicitações da Fetase estão a inclusão de representante da entidade nos comitês que debatem e constroem as políticas públicas do Programa Mão Amiga e no comitê gestor do Programa Dom Távora. Também foi solicitada a revisão do programa Mão Amiga Leite, a revisão do valor cobrado para realização de exames da brucelose, garantia da continuidade do programa de distribuição de sementes aos agricultores e agricultoras familiares, dentre outras pautas.

“Nosso mandato continua à disposição dos trabalhadores do campo e reforçamos nosso compromisso com a Fetase. Ficou combinado a criação de um grupo de trabalho com a finalidade de ampliar os debates sobre segurança e educação no campo, política agrícola, além de tratar e propor políticas públicas voltadas à juventude, às mulheres e à saúde do homem e da mulher do campo”, concluiu o deputado.

Nas redes sociais, o governador Belivaldo Chagas explicou que uma nova reunião com as Secretarias de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) e da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) será realizada para avançar as pautas. “Nós discutimos sobre todos os avanços que conseguimos na nossa gestão e a possibilidade legal de ampliar o programa Mão Amiga, nas modalidades Cana, Laranja e Leite (Pró-Sertão Bacia Leiteira), dentre outras questões para fortalecer cada vez mais a Agricultura Familiar”, explicou o chefe do Executivo.