Por Aldaci de Souza
O deputado Zezinho Sobral (PODE0, destacou na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe, desta quarta-feira, 23, valores de produtos hospitalares. De acordo com ele, o mais importante é garantir a vida e a assistência durante o período da pandemia da covid-19.
“Entendo que todo gestor tem a obrigação de prestar esclarecimentos de forma tranquila. Conversei com alguns gestores da área de saúde e tivemos com a davento da pandemia, o aumento de mais de 200 leitos de UTI, além do que já tinha na rede pública e na rede privada. Isso significa que esses Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a exemplo de máscaras, custavam 150 reais a caixa, hoje custam 40 reais porque já temos disponibilidade. Já o avental cirúrgico descartável que custava 3 reais e 20 centavos antes da pandemia, está por 50 reais hoje. A alimentação parenteral para 180 leitos, hoje se gastam para alimentar mais de 300 pacientes com o aumento de leitos ocupados em UTIs. Tem medicamentos que saíram de 6 reais e 50 centavos a ampola para 150 reais. O produto bloquador para intubar que era 13 reais, hoje custa mais de 200 reais”, esclarece.
De acordo com Zezinho Sobral, está existindo falta de produtos e excesso de custos. “E isso tem afetado hospitais públicos e privados na pandemia e a gente tem que entender a realidade do momento para apurar responsabilidades, sabendo que o importante é ganatir a vida e os cuidados com as pessoas nessa pandemia”, entende.
Foto: Jadilson Simões