Zezinho Sobral destaca retomada de investimentos da Petrobras em SE

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

A busca de solução para evitar a hibernação na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Brasília, foi tema de pronunciamento do deputado Zezinho Sobral (PODE) na manhã desta terça-feira, 26 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Ele destacou a promessa de investimentos por parte da Petrobras no estado.

Segundo o líder do Governo, a reunião com o presidente da Petrobras na última sexta-feira, 22, Roberto Castello Branco, o governador Belivaldo Chagas, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, o deputado federal Laércio Oliveira, o senador Alessandro Vieira e o ex-governador Albano Franco, foi muito positiva.

“Entendo que todas as ações políticas desenvolvidas até o momento tiveram o seu papel, mas a partir dessa última visita, eu acredito que ganhou-se uma dimensão diferente sob a ótica das empresas que estão observando Sergipe de maneira diferente, em virtude dessa termoelétrica que está sendo construída na Barra dos Coqueiros. Ouvimos do presidente da Petrobras que em Sergipe ocorrerão investimentos expressivos da própria Petrobras, explorando petróleo em águas profundas (pré-sal) e que poços em terra desativados por questões de custo, serão encaminhados para empresas menores especializadas nesse tipo de extração  de óleo. Essa retomada de investimentos da Petrobras no nosso estado, é extremamente positivo”, destaca.

Investimentos

Em relação à Fafen, existem efetivamente três empresas cadastradas e com documentação aprovada com interesse de fazer o arrendamento. “Ficou também acordado que o Estado faria mediante provocação da Petrobras, um estudo específico em duas áreas: na questão da tarifa da água fornecida pela Deso à Fafen e as questões fiscais e tributárias do Estado, que o governador Belivaldo Chagas se colocou a disposição para debater o tema com a equipe econômica, mediante provocação da Petrobras”, explica.

Zezinho também destacou as colocações do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho.

“Ele fez colocações muito apropriadas e pertinentes, que pautou de forma correta o debate e eu acredito que as empresas que irão investir na exploração de petróleo e gás, tiveram uma visão bastante diferenciada”, afirma.

Matadouros

O parlamentar confirmou o debate que acontecerá na próxima quinta-feira, 28 com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Santa Catarina, Élsio Figueiredo. Ele vai fazer uma apresentação sobre projeto de abatedouros e frigoríficos modulares, conhecidos como abatedouros móveis.

“A vinda desse técnico para a Assembleia será sem sombra de dúvidas, um ganho muito grande no sentido da ampliação das discussões sobre abatedouros e saúde pública. Faremos convites aos órgãos ambientais, órgãos de controle como Vigilância Sanitária, OAB e Ministério Público”, completa.

Foto: Jadilson Simões/Alese