logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Zezinho Sobral destaca desenvolvimento em feira de agronegócios

Por Aldaci de Souza

O deputado Zezinho Sobral (PODE), vice-presidente da Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa representou o presidente Luciano Bispo (MDB) – que se recupera de uma cirurgia – na manhã desta quinta-feira, 10,  no Sealba Agro Show, maior evento de agronegócio realizado até o próximo sábado, 12 no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana. A feira reúne as maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, veículos, genética e serviços de Sergipe, Alagoas e Bahia. O parlamentar destacou a importância da feira para a economia do estado, beneficiando o homem do campo, os produtores e o turismo rural. Ele também falou sobre o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PDSS)  idealizado pela Alese que destaca ações voltadas para o setor agrícola.

Deputado representou o presidente Luciano Bispo no evento

“A Sealba Agro Show é algo diferencial; temos um universo produtivo de 171 municípios que incorporam solos de qualidade, regimes pluviométricos de chuvas capazes de produzir, entre outros aspectos. A Sealba nesse evento delimitada pela Embrapa congrega todas as ações das empresas que participam de Sergipe, institutos de tecnologia, o SEBRAE, o Governo do Estado, as instituições bancárias e todos aqueles que integram o setor produtivo. Essa feira já nasce grande pela pujança do campo, pela potência que esses homens e mulheres têm de produzir, de gerar empregos, gerar divisas e trazer uma balança comercial positiva e agora nesse momento de pós-pandemia, de recuperar a nossa economia”, acredita.

Plano de Desenvolvimento

Sobre a importância do Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe para o setor agrícola, Zezinho Sobral observou: “O Plano de Desenvolvimento apresentado pela Alese contempla a área agrícola e tem uma vertente muito forte voltada para o setor; a gente percebe nesta manhã, a importância para o desenvolvimento de Sergipe como parte também daquilo que a Alese apresentou para o estado. É importante ressaltar que aqui é a terra do nosso presidente Luciano Bispo e a gente vem na área do desenvolvimento onde o homem integra o campo e as suas ações para gerar emprego e desenvolvimento. Estou felicíssimo, muito contente mesmo”, ressalta.

Negócios

Presidente da FAESE, Ivan Sobral comemora participação no 1º dia da exposição

O evento é uma realização conjunta entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe – FAESE e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Sealba é uma região identificada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Tabuleiros Costeiros, de alto potencial agrícola principalmente na produção de grãos, formada por 171 municípios de Sergipe, Alagoas e o nordeste da Bahia.

O Sealba AgroShow é considerado o maior show de agronegócio. De acordo com os organizadores é uma grande oportunidade para realizar negociações com condições exclusivas e se atualizar com as novidades e lançamentos do mercado. Estarão participando desta quinta-feira até o próximo sábado, 12, produtores de 171 municípios do cinturão agrícola Sealba (Sergipe, Alagoas e Bahia) para fomentar negócios, promover network e difundir tecnologia para o campo por meio de palestras, exposições, apresentações técnicas e rodadas de negócios. A estimativa é de que cerca de três mil pessoas por dia visitem o evento e sejam gerados cerca de 50 milhões em volume de negócios. 

Breno Barreto, diretor-técnico do SEBRAE-SE

O presidente da FAESE, Ivan Sobral comemorou a participação no primeiro dia do evento. “Nesse primeiro dia já recebemos diversas autoridades e estaremos fazendo o primeiro fórum com os secretários de agricultura de Sergipe para tratar de políticas públicas e diversos fatores ligados ao agronegócio como um todo. O Sealba Show vem correspondendo a todas expectativas, com as maiores empresas expondo os seus produtos, máquinas, implementos, assistência técnica e insumos. Temos certeza que teremos um grande evento que será um marco, um divisor de águas para a agricultura, a pecuária do nosso estado e toda a região Sealba”, comemora.

Segundo o diretor-técnico do SEBRAE, Breno Barreto, a entidade está representada com quatro estandes demonstrando, apresentando e comercializando os produtos.

“Dentro da grade da programação, teremos palestras com técnicos do SEBRAE falando sobre o Turismo Rural. Entre os produtos apresentados está o SEBRAETEC com a participação direta no agronegócio na parte de inseminação artificial. O intuito do SEBRAE é estar sempre ligado ao pequeno e micro empresário e na parte do agro, o pequeno produtor rural, dando apoio técnico para a melhoria de toda a cadeia produtiva”, explica.

Participantes

Professor Márcio Aurélio, da Universidade de Alagoas

Entre os participantes, o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva falou sobre a magnitude do evento. “É o maior já realizado no Estado de Sergipe voltado para a agricultura e vem tendo uma atenção especial principalmente do governador Belivaldo Chagas nas questões do agro e essa feira representa todos os esforços dos secretários municipais de agricultura no desenvolvimento de políticas públicas nas suas regiões. Quero parabenizar a FAESE pela competência e experiência em fazer um evento desse tamanho”, diz.

O professor da Universidade Federal de Alagoas, Márcio Aurélio Lins dos Santos, coordena o Grupo Irriga que faz pesquisa e extensão na área de irrigação. “A gente veio aprender um pouco mais sobre as regionalidades e produtividades. Viemos numa equipe de três, todos agrônomos e com o interesse nas inovações a exemplo do pó de rocha que nos chamou a atenção na programação e estamos pretendendo trabalhar com isso na nossa região. A expectativa é de que o evento seja bem produtivo em conhecimento pra nós”, observa.

Estandes

Luiz Góes, empresário de gado nelore

Nos vários estandes, a exposição e comercialização de diversos produtos a exemplo de máquinas agrícolas, rebanhos, alimentos, grãos, implementos, irrigação, veículos, entre outros. O empresário do ramo de gado nelore, Luiz Góes lembrou que o evento potencializa o agronegócio na região.

“O Sealba Agro Show concentra a massa crítica, que são criadores, investidores, pesquisadores e produtores. A exposição é um balcão de negócios e todos nós precisamos disso. É de extrema importância para que a gente possa mostrar e concentrar porque existe aqui uma troca de informação muito grande entre produtores, investidores e criadores”, reitera.

A presidente da Cooperativa da Produção Sustentável e Familiar de Sergipe – COOPERSUS, Daiane dos Santos contou que a entidade é formada por produtores dos municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana e Ribeirópolis, entre outros. “Temos produtos variados, até mesmo os processados sem conservantes; fazemos entrega e temos ponto fixo de terça a domingo no mercado do Augusto Franco em Aracaju; estamos sempre levando o melhor para o consumidor”, garante parabenizando os organizadores da feira e exibindo raízes como açafrão e inhame cará; frutas, manjericão, pimentas fermentadas sem conservantes, mel e açaí orgânico.

Novidades no maquinário exposto

A feira de agronegócios prossegue com encontro de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; palestras com pesquisadores, exposição e comercialização de produtos.

Fotos: Joel Luiz

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo