Zezinho Sobral acompanha entrega de sistema de abastecimento de água e ampliação da rede de esgoto da Grande Aracaju

10/3/2022

Por Assessoria Parlamentar

Compreendendo a importância de preservar os mananciais e a correta distribuição de água para a população, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) participou nesta quinta-feira, 10, da solenidade que marcou a entrega de três importantes obras sanitárias: a entrega da adutora da barragem do Rio Poxim, do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Poxim de Socorro e do Sistema de Esgotamento Sanitário do Jabotiana. O evento contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do governador Belivaldo Chagas, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e autoridades locais e estaduais.

“Esses sistemas são essenciais porque tratarão toda a rede de esgoto da região metropolitana e da Grande Aracaju, devolvendo para a natureza o esgoto tratado, preservando o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade do sistema e água de boa qualidade para a população”, afirmou o líder da bancada governista na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Juntas, as Estações de Tratamento de Esgoto – Subsistema Jabotiana e da Bacia do Poxim e complementação do sistema de adução da água bruta do rio Poxim somam R$ 150.628.823,22 em investimentos do Governo do Estado e do Governo Federal. Em atividade, o objetivo é atender mais de 863 mil sergipanos que residem na Grande Aracaju.

“Água é dignidade, é melhoria na saúde pública, é infraestrutura, gera emprego, renda e promove o desenvolvimento sustentável. É segurança hídrica. Os sergipanos agradecem a parceria do Estado e da União para a obtenção dos recursos e à Deso pela administração das obras. A Deso enfrenta um desafio imenso no abastecimento de água no interior sergipano, mas essa obra para a região metropolitana e a Grande Aracaju merece ser aplaudida”, destacou Zezinho Sobral.

De acordo com o Governo do Estado, a construção da adutora de aço da Barragem do Rio Poxim, em São Cristóvão, até a Estação de Tratamento de Água (ETA Poxim), em Aracaju, possui extensão de 14 km. Junto com a construção da Estação Elevatória da Água Bruta, foram investidos mais de R$ 39 milhões. Pronto para entrar em operação de imediato, o sistema beneficiará 771.624 habitantes.

Já a construção da adutora e da Estação de Tratamento de Água (ETA) da barragem do Rio Poxim integra as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Grande Aracaju, executada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Foram investidos R$ 115 milhões. A ampliação do SAA consiste na melhoria na qualidade da água entregue à população. Agora, a conclusão de todo o sistema possibilita garantir a regularidade na distribuição de água nos municípios da Grande Aracaju.

O Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia do Rio Poxim em Nossa Senhora do Socorro, por sua vez, visa a preservação e a qualidade da água do Rio Poxim, importante manancial para abastecimento de água da Grande Aracaju. O empreendimento estará apto para entrar em operação em até 30 dias e compreende a coleta e transporte de cinco sub-bacias com a execução de redes coletoras, coletores troncos e ligações domiciliares.

“Os investimentos visam contribuir com a preservação e qualidade da água dos rios sergipanos, regularidade na distribuição de água na Grande Aracaju, e para saúde da população sergipana, por meio da ampliação das redes de tratamento de água e esgoto. Vamos atender cerca de 800 mil sergipanos a partir desses investimentos. É bom para Aracaju, é bom para São Cristóvão e para toda população sergipana”, destacou o governador Belivaldo Chagas.

Para o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, a inauguração dessa primeira fase da obra de esgotamento sanitário do Jabotiana é um grande passo para fortalecer o abastecimento de água para a população. “São importantes para Aracaju e toda região metropolitana. Muitas famílias serão beneficiadas com um sistema de qualidade. Somos muito agradecidos por essa obra. Agradeço ao ministro Rogério Marinho por toda parceria e liberação de recursos para obras em Aracaju”, afirmou o prefeito que, na ocasião, homenageou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, com a medalha de Ordem do Mérito Serigy, a mais alta condecoração do município.

“Não há nada mais precioso no mundo que água tratada, limpa e bem distribuída para nosso povo. Fico muito feliz em retornar a Sergipe e ver os resultados das parcerias do Ministério do Desenvolvimento Regional com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Aracaju. É gratificante ver que a população da Grande Aracaju será beneficiada com água de qualidade e sistema de esgotamento sanitário sustentável”, celebrou o ministro Rogério Marinho.

*Com informações do Governo de Sergipe e Prefeitura de Aracaju

Foto: Assessoria