Após pronunciamentos dos deputados Dr. Samuel (PPS) e Georgeo Passos (REDE), sobre falta de água e aumento da tarifa por parte da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), em 5.89%, o deputado Zezinho Guimarães (MDB), sugeriu que o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Luiz Hamilton Oliveira, compareça à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para prestar esclarecimentos.
Zezinho destacou ser de grande importância poder discutir a problemática da água e do saneamento básico. “Quero informar que quando da posse do presidente da Deso, Carlos Melo, o governador se esmerou em falar exatamente da eficiência que a empresa tem que perseguir. Estamos vendo indicadores de perda, preocupantes, os maiores do Brasil, o que necessita de um trabalho forte na perseguição de indicadores que possam minimizar as perdas. Carlos Melo disse que não passa pelo radar a privatização da Deso, mas que precisa evidentemente ser corrigidos sob pena de prejudicar toda a população”, ressalta.
O parlamentar disse que já questionou o presidente da Agrese sobre o aumento das tarifas acima da inflação. “Ele respondeu que o pedido foi de 9% mas que ficou aprovado um aumento 5.89%. A Agrese precisa como agência reguladora, regular. Sugiro que Dr. Luis seja convidado por meio de requerimento, para debater com os colegas aqui na Alese, com mais profundidade, pois a agência não tem conseguido combater os aumentos e é desta Casa que sai o nome do presidente”, entende acrescentando que água é um insumo importante que deve ser tratada com mais veemência pela Assembleia Legislativa.
Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões