Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Na próxima segunda-feira, 17, será inaugurada a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, no município de Barra dos Coqueiros, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. De acordo com o deputado Zezinho Sobral (PODE), trata-se do maior empreendimento a gás natural da América Latina.
“A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe é, inclusive, mais eficiente do que a do México, sendo responsável pela conversão do gás natural em energia elétrica. Ela é ecologicamente correta, com menor consumo de gás, menor tarifa de energia e compondo um pólo energético em Sergipe que integra energia eólica, energia termodinâmica através da hidrelétrica”, ressalta.
Zezinho Sobral acrescentou que, com o empreendimento, através da empresa Celse, Sergipe se torna um parque produtor de energia.
“Isso para o desenvolvimento futuro é importantíssimo, pois será energia num preço viável. A Celse quebrou o paradigma do gás e está trazendo um gás liquefeito do Catar, que atravessa o oceano Atlântico e chega aqui a 60% do preço que a Petrobras tira do nosso solo”, comemora.
Energia fotovoltática
As afirmações do deputado foram feitas durante uma reunião on-line com representantes do Conselho Deliberativo do Sebrae. Na oportunidade, ele também falou sobre a construção de mais uma usina em Sergipe.
“Temos a perspectiva da construção do Parque de Energia Solar no município de Canindé do São Francisco, que será o segundo maior de energia fotovoltática do mundo”, acredita.
Foto: Júnior Ventura – Rede Alese