logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Websérie: Voto de Cabresto no Regime Republicano

O segundo episódio da Websérie exibido na última quinta-feira, 19 nas redes sociais pela Rede Alese sobre a História do Voto no Brasil, destacou o Voto de Cabresto, prática comum no início do Regime Republicano, quando coronéis e fazendeiros exigiam que os empregados votassem nos candidatos indicados.

Depois do fim do período imperial no Brasil e com a chegada do modelo presidencialista, a Constituição de 1891 instituiu as Eleições Diretas no país, um avanço para o processo democrático.

Em 1904 foi aprovada a Lei Rosa e Silva que garantia ao eleitor, uma cópia do voto em papel, mas o que deveria ser uma medida de segurança, se transformou em um ato de perseguição, pois alguns coronéis começaram a exigir dos empregados que apresentassem o voto na cédula eleitoral.

Com isso, os coronéis e fazendeiros exigiam que os empregados votassem nos candidatos indicados, surgindo assim uma das práticas mais comuns nas eleições do Brasil à época: o Voto de Cabresto.

Trinta episódios

A Websérie exibida às terças-feiras e quintas-feiras no Youtube, no Facebook, no Instagram e no Twitter é composta de 30 episódios de um minuto sobre a História do Voto no Brasil, passando pelos períodos do Império e da República. Entre os principais temas: os votos dos analfabetos e das mulheres; a primeira mulher a ser eleita deputada estadual em Sergipe, a professora Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, além do Sistema de Biometria no Estado.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Reprodução

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo