Websérie: Primeiro episódio destaca voto no Brasil Império

O primeiro episódio da Websérie lançada nesta terça-feira, 17 nas redes sociais pela Rede Alese sobre a História do Voto no Brasil, destacou que o voto é um dos instrumentos mais democráticos para a construção de um país, mas no Brasil, apenas os nobres (pessoas ricas, militares e senhores de engenho) podiam votar e ser votados.

No Brasil Império, juízes, vereadores e procuradores eram eleitos pela sociedade, apenas o prefeito era indicado pelo rei. Inconformados com o Governo, a elite brasileira, a Igreja e os militares exigiram um novo modelo de comandar o Brasil. Em 1821, o rei D. João VI instituiu a Monarquia Constitucional.

Sessenta anos depois, o primeiro-ministro José Antônio Saraiva convocou a primeira eleição direta para Assembleias e Câmaras de Vereadores, dando início à forma de Governo mais próxima da utilizada nos dias atuais.

Websérie

A Websérie contará com 30 episódios de um minuto sobre a História do Voto no Brasil, passando pelos períodos do Império e da República. Entre os principais destaques: os votos dos analfabetos e das mulheres; a primeira mulher a ser eleita deputada estadual em Sergipe, a professora Quintina Diniz de Oliveira Ribeiro, além do Sistema de Biometria no Estado.

Os episódios têm por finalidade, mostrar de forma clara, a importância do exercício do direito do voto para o futuro do país, e especial do Estado de Sergipe.

O segundo tema exibido nesta quinta-feira, 19 no Youtube, Instagram, Twitter e Facebook será o Voto Indireto.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Foto: Mundo Educação