Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Em mais uma edição do projeto Visita à Casa do Povo, desenvolvido pela Escola do Legislativo de Sergipe, estudantes do Colégio Inovação, localizado no bairro Santa Maria, conheceram na manhã desta quarta-feira, 4, as dependências e ações da Assembleia Legislativa de Sergipe e da Elese.

 

 

Alunos chegando ao plenário

Acompanhados por professores e servidores da Elese, os alunos foram recebidos pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB), pelo deputado Zezinho Sobral (PODE) e pelo deputado Dilson de Agripino (PPS), no plenário. “Os estudantes vieram conhecer a Assembleia Legislativa e as atividades desenvolvidas. Já conheceram o plenário e vão conhecer a Sala das Comissões, a Presidência para que possam avaliar e ter uma visão diferente do que é o político e como é fazer política”, afirma Luciano Bispo.

Segundo a servidora da Escola do Legislativo, a pedagoga Ana Macêdo, o projeto Visita à Casa do Povo tem por finalidade principal, dar informações sobre cidadania. “Além da cidadania, nós falamos sobre a importância da ética, do respeito, as leis e o funcionamento da Casa do Povo, mostrando como acontecem as sessões, como são feitas as eleições, pois é o povo que elege os parlamentares e aqui é o local em que se criam as leis”, explica.

Conhecendo os três poderes

Presidente Luciano Bispo conversa com estudantes e professores

O professor de História Osvaldo Pereira Neto, que acompanhou os estudantes do Colégio Inovação durante a visita à Assembleia e à Escola do Legislativo, explicou que os alunos participam do projeto Conhecendo os três Poderes,  Cidadania, Memória e Patrimônio, desenvolvido no estabelecimento de ensino.

 

 

“São os três poderes que formam e dão sustentação à República, que é o Poder Legislativo, que estamos conhecendo agora na Alese; o Poder Executivo (Palácio Olímpio Campos) e o Poder Judiciário (Palácio Tobias Barreto). Ao mesmo tempo que os alunos estão conhecendo os três poderes, conhecem também a história e o patrimônio do povo sergipano. E essa parceria com a Escola do Legislativo é importante a visita à Casa do Povo, para saberem que esse espeço pertence a eles, é do povo. Isso para a formação deles é muito importante nesse período em que comemoramos a Semana da Pátria”, entende o professor Osvaldo Pereira.

Gabriel Anthony falou sobre a visita

“Sou aluno do Colégio Inovação, do bairro Santa Maria. Estou gostando da visita realizada com o projeto Conhecendo os três Poderes e aproveitando para entender melhor como funciona a Assembleia Legislativa de Sergipe e os outros poderes”, completa o estudante Gabriel Anthony Pereira.

Fotos: Júnior Matos/Rede Alese