O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil) entregou na manhã desta sexta-feira (14), no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Título de Cidadão Sergipano ao advogado e vice-presidente da Sociedade Israelita de Sergipe, Rafael Leleu de Oliveira. Pernambucano de Recife, ele escolheu morar em Sergipe desde 2018, visando dar uma melhor qualidade de vida às filhas, iniciando atividades no ramo hoteleiro e fundando a Sociedade Israelita em 2021.
Luizão Donatrampi destacou a atuação do novo sergipano. “Rafael Leleu reside em Sergipe há muito tempo, fazendo um grande trabalho à frente da comunidade israelita aqui no nosso estado; uma pessoa que merece o respeito e o carinho de todos e nada melhor do que essa justa homenagem, transformando em cidadão sergipano porque Sergipe tem essa característica de sempre estar adotando pessoas boas, que prestam relevantes serviços para o nosso estado. Tenho certeza que toda a população irá abraçar o nosso amigo Rafael, com todo o carinho que ele merece e que toda a comunidade israelita merece”, reitera.
Sobre a importância do empreendimento do homenageado para Sergipe, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) disse que todos que vão ao espaço, classificam como um local encantador. “É um local que realmente merece a atenção dos sergipanos e Sergipe tem disso: estamos aqui na beira da praia e em poucos minutos pode pegar um clima serrano; se for no meio do ano, no inverno, contar com um friozinho bacana. Que o homenageado sempre lembre que o povo sergipano é honesto, trabalhador, acolhedor e que sabe abraçar as pessoas que aqui chegam para ajudar. Minha mãe é do Mato Grosso do Sul, veio para cá na década de 80 e foi muito bem acolhida. Todos que chegam em Sergipe, trabalham e crescem junto conosco, temos sempre que acolher”, observa.
O homenageado demonstrou gratidão ao deputado Luizão Donatrampi e aos demais parlamentares pelo reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido em Sergipe, especialmente na Serra dos Palmares, em Riachão do Dantas, local que possui o empreendimento Cabana Estrela da Serra.
“O coração fica aquecido. Sergipe é uma terra de muito acolhimento; chegamos aqui há seis anos e fui muito bem acolhido. Receber esse reconhecimento de papel passado é motivo de muita honra e de muita satisfação. Agora eu posso dizer tranquilamente que eu sou um igual, aos filhos da terra, à Tobias Barreto e de tantos outros sergipanos de renomes nacionais. Eu vim para ficar, para criar raízes e tenho certeza que vou ostentar esse título na parede do meu escritório com bastante orgulho, pois com certeza é o mais especial”, ressalta enfatizando que a homenagem é motivo de ufanismo, na mais ingênua acepção da palavra.
O presidente da Sociedade Israelita de Sergipe, Paulo Ungar, destacou o reconhecimento feito pela Alese ao vice-presidente da comunidade. “É uma honra estar participando desse momento lembrando quando os atuais judeus chegaram aqui. É uma comunidade que atua silenciomente, mas sempre, e a gente contribuir com esse lar que nos acolheu, que é Sergipe, é mesmo uma honra essa homenagem ao Rafael”, destaca.
Homenageado
Rafael Leleu é advogado, pós-graduado em Direito Público, com especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. É assessor de Investimentos e Investidor Profissional cadastrado perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM); sócio-fundador e gestor do Zahav Investimentos, escritório do Banco Safra S/A em Sergipe; vice-presidente da Sociedade Israelita de Sergipe; empresário no setor de hotelaria (proprietário do empreendimento Cabana Estrela da Serra, localizado na serra de Palmares em Riachão do Dantas) e diretor-jurídico da Associação Comunitária do Povoado de Palmares.
Reside em Sergipe há mais de seis anos com sua esposa Danielle Alves e suas duas filhas, Gabrielle e Adèle Rachel. Por meio das suas atividades empresariais no Banco Safra, tem impulsionado fortemente o acesso ao crédito para as empresas sergipanas, ajudando-as a concretizar muitos empreendimentos. Já pela Cabana Estrela da Serra, tem fomentado o turismo de experiência na Serra de Palmares em Riachão do Dantas, atraindo turistas de todo Brasil e do exterior para a região.
Quanto a atuação na Sociedade Israelita de Sergipe, tem colaborado com a reunião dos judeus antes dispersos, representando seus direitos coletivos étnicos e religiosos, e desenvolvendo projetos de construção da Sinagoga de Aracaju, do museu judaico e do cemitério israelita.
A Mesa Diretora foi presidida na Sessão Especial pelo deputado Georgeo Passos e formada com as presenças do deputado Luizão Donatrampi, o vereador de Nossa Senhora do Socorro, Eliel Felipe de Oliveira (PDT), o presidente da Sociedade Israelita de Sergipe, Paulo Ungar, e o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil-Sergipe, Wolney de Melo Dias. No plenário, familiares e amigos de Rafael Leleu, a exemplo do prefeito de Riachão do Dantas, Lucivaldo do Carmo Dantas, conhecido como Galego (PSD) e da ex-prefeita Simone Andrade (PCdoB).
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese