Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior recebe Título de Cidadania Sergipana

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Em Sessão Especial, na tarde desta segunda-feira (6), a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), fez a entrega do Título de Cidadania Sergipana ao Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior. O autor da propositura é o ex-deputado estadual Capitão Samuel Barreto. Na oportunidade, estavam presentes o deputado estadual Neto Batalha (PP), autoridades, familiares e amigos do homenageado.

O Vice-Almirante Humberto foi tripulante da Fragata Niterói, dos Submarinos Timbira, Tupi e Tamoio e do Navio-Escola Brasil, por duas vezes. Além disso foi Comandante do Navio Varredor Abrolhos, Imediato do Submarino Timbira, Comandante do Submarino Timbira, Subchefe de Logística do Estado-Maior da Armada, Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura Industrial Naval de Itaguaí, Diretor do Pessoal Militar da Marinha, Comandante do 2º Distrito Naval, Secretário da Comissão de Promoções de Oficiais e Diretor de Ensino da Marinha, sendo esta, sua atual função.

O ex-deputado estadual Samuel Barreto destacou a importância do homenageado para o estado de Sergipe.

“Queremos expressar nossa profunda admiração pelo Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior, cujo compromisso com a integridade, liderança e serviço é uma fonte de inspiração para todos nós. Que este título seja um símbolo não apenas de sua conexão com Sergipe, mas também do nosso apreço pela sua dedicação incansável. Que sua jornada continue a inspirar e guiar os outros, e que seu legado perdure para as futuras gerações”, destacou Capitão Samuel.

O homenageado, Humberto Caldas da Silveira Júnior agradeceu o recebimento do Título de Cidadania Sergipana na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Estou muito honrado em receber este Título de Cidadão Sergipano. Passei por aqui algumas vezes inspecionando a Capitania dos Portos, as praias, os rios e fiquei apaixonado pelo Estado, que é muito bonito, com cidades maravilhosas. Sou apaixonado por Aracaju, São Cristóvão e Itabaiana. Então, me sinto muito honrado de receber esta Cidadania Sergipana aqui hoje na Alese”, ressaltou o Vice-Almirante.

Histórico

O Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Júnior é natural do Ceará. Ingressou no Colégio Naval em março de 1981 e na Escola Naval em janeiro de 1984. Foi declarado Guarda-Marinha em dezembro de 1987, e promovido ao posto atual de Vice-Almirante em março de 2020.

No exterior, concluiu o Curso para Comandantes de Submarinos na Armada do Chile e foi Encarregado do Escritório Técnico do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) na França.

Possui as seguintes condecorações: Medalha Militar (4º Decênio – Passador de Platina), Medalha Mérito Tamandaré, Medalha Mérito Marinheiro (4 âncoras e Passador de Bronze), Medalha Mérito Acanto (1 folha e Passador de Bronze), Medalha-Prêmio “Almirante Átila Monteiro Aché”, Ordem de Rio Branco, Ordem do Mérito Naval (Grande-Oficial), e outras.

Possui os seguintes títulos: Honra ao Mérito da Engenharia da Marinha, Mérito Aeronaval, Intendente Honorário, Cidadão da Cidade de Salvador, Amigo da Polícia Militar da Bahia, Cidadão Baiano e Cidadão Sergipano.

Fotos: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese